Preview : Split/Second [XBOX360/PS3]

O desenvolvimento deste game explosivo está a mil por hora. Misturar corridas espetaculares com explosões fenomenais não é algo novo no mundo dos video games. Agora, ter habilidade no volante para desviar de demolições, desabamentos e explosões em tempo real é algo inédito dentro do gênero. Split/Second está sendo cuidadosamente desenvolvido pela Black Rock Studio para que os jogadores participem de experiências inéditas dentro das pistas.

http://www.xboxer360.com/wp-content/uploads/2009/03/split_second_grayscale_final_jpg_jpgcopy.jpg

Para quem ainda não sabe, a premissa do game é a seguinte: dirigindo com habilidade, o gamer tem a chance de encher uma "barra de energia" com o propósito de gastar essa energia para causar os acidentes caóticos — as chamadas "powerplays" — em plena corrida. E, com as mais recentes informações liberadas pelos desenvolvedores, controlar os diferentes carros do jogo não será uma atividade tão fácil assim.

Mais realismo, mais diversão

O diretor do game, Nick Baynes, disse que, mesmo mantendo a proposta arcade do game, os desenvolvedores estão criando maneiras de colocar os jogadores no volante de forma mais realista. Durante a E3 (Electronic Entertainment Expo) deste ano, por exemplo, os gamers tiveram a oportunidade de correr com muitas opções de ajuda ativadas.



Baynes relatou que tudo isso foi retirado e, pouco a pouco, o pessoal da Black Rock está recolocando essas opções para que os corredores com menos experiência também possam se divertir. Isso não é pouca coisa, visto que modificar todo o esquema de controle nos carros é algo que influencia diretamente nas demais características do jogo.

Agora, os carros reagem de forma impressionante às explosões e demais estragos à volta. É interessante constatar que os desenvolvedores estão investindo pesado na física de Split/Second, já que o diferencial do jogo é formado justamente por essas surpresas e impactos causados pela destruição na pista. Em outras palavras: imprevisível, mas sem causar nenhum tipo de frustração.

Demolindo tudo

A chave para o sucesso do jogo distribuído pela Disney Interactive é a variedade de "powerplays" que aparecem nas corridas. Exemplos? Que tal uma torre de radar caindo na pista? Ou será que você prefere fazer com que containeres sejam atirados de forma frenética para varrer os competidores da corrida? O melhor é que a forma com que tais acidentes ocorram também será variada.


Bem, é claro que certas animações serão completamente iguais, mas haverá elementos que poderão causar diferenças nos efeitos gerados por carros arremessados na pista, por exemplo. Certos elementos e obstáculos contribuirão fortemente para que o caos gerado pelas "powerplays" não pareça sempre o mesmo.

Quanto ao sistema de danos dos veículos, Baynes disse que cada parte do chassi dos carros pode ser deformada de acordo com o ângulo e a força do impacto gerado por um determinado objeto. A ideia é que, assim que o jogador consiga dominar bem o automóvel, não existam grandes problemas em realizar o desvio do objeto que vier em direção ao gamer a toda a velocidade. Mas o nível de desafio deverá permanecer constante para que ninguém fique desapontado com os acidentes presenciados.

Ação e corridas Balancear a inteligência artificial é uma das propostas dos desenvolvedores. Quando o assunto é realizar curvas, o bicho pega. O nível de dificuldade escolhido será fundamental para que a velocidade e a habilidade dos oponentes sejam balanceadas apropriadamente. Na realidade, a principal intenção d equipe da Black Rock é fazer com que os jogadores não encontrem problemas na hora de injetar adrenalina nas corridas com o caos das "powerplays".

Diversificando a experiência

Muitos críticos tiveram a oportunidade de conferir as últimas versões demonstrativas do game. Os relatos mostram melhorias espetaculares na apresentação visual da destruição. A movimentação da poeira e do ar faz jus aos acidentes ocorridos. Ruínas geradas dinamicamente e efeitos de partículas formam mais uma atração do game.



Diferenciar pistas em um mesmo ambiente também é uma das ideias dos desenvolvedores. Os objetos presentes em cada trecho de um mesmo cenário podem oferecer novas possibilidades de destruição de acordo com o estilo da pista em questão. Mudanças de rota também poderão ocorrer de acordo com o estrago causado durante a corrida.

O diretor comentou a respeito de outros modos de jogo à parte da campanha principal (uma temporada de TV com 24 episódios únicos). Ainda não há informações sobre esses modos adicionais, mas espera-se que os desenvolvedores abordem a mecânica central do jogo de várias maneiras intrigantes. Levando em consideração que a mecânica do game não é nada comum...

Concentração é tudo

Itens desbloqueáveis, como veículos e "powerplays", também deverão manter os jogadores bastante ocupados. Além disso, o título contará também com um modo multiplayer local (tela dividida) e, possivelmente, com modos online. Entretanto, a interação entre os jogadores através da web ainda está sendo analisada pelo pessoal da Black Rock.

As promessas de Split/Second se concretizarão (tomara) no primeiro trimestre de 2010. O jogo será lançado apenas para as plataformas PC, PlayStation 3 e Xbox 360.

Nenhum comentário: