Google+ Sussuworld: Nintendo Wii : Como remover o “semi-brick” by André Ferraro

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Nintendo Wii : Como remover o “semi-brick” by André Ferraro

Até agora o assunto abordado foi desenvolvimento de sistemas, porém quero registrar como “desbrickei” meu Nintendo Wii. Primeiro eu não sabia que estava “semi-brickado” e depois eu nem imaginava por onde começar a procurar. Segundo os “posts” e artigos que achei, todos mencionavam que a origem do problema é a atualização solicitada pelo jogo Super Mario Kart para quem possui em seu equipamento instalado algum modchip (como o D2CKey) e tentou rodar um jogo de uma região diferente do seu video-game.

http://www.dreamanimeclub.com.br/Loja2008/images/nintendo_wii.jpg

O meu Wii é NTSC-U (padrão americano).

Independente da origem dor problema, eu precisava saber como identificar se realmente meu Nintendo Wii estava “semi-brickado” para isso basta selecionar o ícone do Wii no canto inferior direito e depois clicando em “Wii Settings” como mostra a figura 1.

http://andreferraro.files.wordpress.com/2009/03/wii_options.png?w=300&h=221

Tela de Configuração do Nintendo Wii

Após escolher a opção “Wii Settings”aparece a mensagem de erro que inicia-se por: “You tried to access marc:FIX/US/ENG/Setup/”. Veja mais detalhes na figura abaixo.

http://andreferraro.files.wordpress.com/2009/03/bricked.jpg?w=300&h=173

Tela do Nintendo Wii Semi-Brickado (opera error)

Para corrigir tal problema utilizei a solução do Code Retard (que se baseou em uma solução da equipe do site HackMii.com) que funcionou logo na primeira tentativa, porém como ressalta no site é fundamental saber qual é a região do equipamento.

Após saber qual a região basta fazer download de uma das imagens isso abaixo:

Depois de baixar o arquivo descompacte-o com o 7-Zip (ou qualquer outro descompactador de arquivos) e grave com o ImgBurn.

Com a imagem gravada em um DVD basta rodá-lo no Wii e permitir as atualizações. Após isso a opção “Wii Settings” será mostrada sem nenhum problema como na figura abaixo:

http://andreferraro.files.wordpress.com/2009/03/wii_sys_settings1.png?w=300&h=218

Tela de configurações do Nintendo Wii

Eu utilizei a imagem NTSC-U (padrão americano) e tudo correu sem problemas, porém não sei se funciona para os demais padrões. Ah, é bom lembrar que se utilizar a imagem da região errada o Nintendo Wii pode “brickar”, e aí a coisa é séria.

Tirado do Site do Andre Ferraro

7 comentários:

Anônimo disse...

Oi, preciso de uma ajuda!
Estava tentando conectar na internet pelo wii, e fiz uma atualizaçao. Depois disso nao consegui mais abrir nenhum jogo, simplesmente a tela fica toda preta e o controle se desliga sozinho. Será que tem alguma soluçao? Obrigada desde já!

Anônimo disse...

ooie, preciso de ajuda,
eu estava tentando conectar a internet no wii, e quando consigui, fiz uma atualizaçao. Depois disso nao consegui abrir nenhum jogo generico, a tela fica toda preta e o controle se desliga sozinho. Será que tem alguma soluçao? Por favor me ajude, não sei mais o que fazer. Também aconteceu comigo D:

Anônimo disse...

Esses downgrades não funfam mais para semibricks de atualizações recentes.

Anônimo disse...

Esses downgrades não funfam mais para semibricks de atualizações recentes.

Anônimo disse...

esse progama founciona para todos semi bricks

Anônimo disse...

oi estou com um ploblema nao ta acessando o link de download da imagem iso as 3 por favor tem como voceis fazer alguma coisa a respeito obrigado des de ja

jansell disse...

Meu Wii japonês ta na 4.3J e ta com esse problema de Opera.

Posso baixar a ISO japa e depois gravar no DVD e instalar a atualização mas será que o meu wii japones 4.3J vai instalar essa atualizaão do DVD ?