Rovio: "A pirataria também tem seus benefícios" !!

Apesar da pirataria ser um dos graves problemas na industria dos games, parece que existe sim um certo benefício nela, pelo menos é assim que pensa Mikael Hed, CEO da Rovio, produtora de Angry Birds.

http://static.blogo.it/fliperamablog/pirata.jpg

O executivo afirmou, durante a conferência Midem em Cannes, que uma das vantagens da pirataria é que ela espalha a marca ou o conhecimento por parte do público da marca. Mikael Hed acredita que a indústria dos games deverá aprender da terrível forma que a indústria da música tentou combater a pirataria.

É dito que a pirataria nos games não se resume à aplicação do jogo em si, mas também a todo o marketing associado: "Existem toneladas e toneladas de marketing, especialmente na Ásia, que não são produtos oficiais e licenciados". Mikael acredita que uma legislação baseada em força bruta não fará nada para combater, e mais ainda, poderá ter é um efeito negativo na marca.

"Nós tiramos algo da indústria da música, que é parar de tratar os clientes como utilizadores e começar a tratar os clientes como fãs... A pirataria pode não ser uma coisa má: no final de contas poderá trazer ainda mais negócios", finaliza Mikael.