Jon Murphy: "FIFA é uma cópia de PES" !!

Jon Murphy, fez alegações bombásticas em uma entrevista para o site Eurogamer, inclusive acusou a EA de copiar PES. Ele até mesmo alega que a rival "convenceu as pessoas que a diferença entre FIFA e PES é maior do que realmente é".

http://www.finalboss.com/fb5/fotos/4/8/328384.jpg

Falando sobre a vantagem que FIFA tem e sempre teve na Inglaterra, Murphy admitiu: "Você pode falar sobre duas coisas: a qualidade do produto e as vendas do produto. Em termos de vendas do produto, claramente a EA tem levado vantagem sobre a gente. Para ser justo, falando de Reino Unido, nunca tivemos uma vantagem sobre eles. Nós sempre tivemos uma vantagem em termos de qualidade, mas nunca os ultrapassamos em vendas. Sempre houve uma lacuna. A diferença de vendas tem crescido no Reino Unido. Isso é óbvio. Em parte isso se deve à qualidade do produto, a qual temos melhorado e que agora se iguala facilmente à FIFA nesta versão [PES 2013]. Mas tem a ver também com o dinheiro gasto em marketing e com o dinheiro gasto para nos deixar fora de licenças."

"Eles fizeram um grande trabalho de relações públicas para convencer as pessoas de que a diferença é maior do que realmente é", espetou o produtor. Quando perguntado sobre o que isso significava, ele respondeu: "A opinião voltou-se contra PES de uma forma que tem sido ajudada, e que não vem necessariamente da qualidade recente do produto. Houve um período de insatisfação com o produto e com razão - foram vários anos em que não sabíamos para onde estávamos indo. Mas, recentemente, a qualidade do produto voltou, e eu não acho que nos foi dado o devido respeito, pois muitos compraram a ideia de que FIFA é melhor, da mesma maneira que as pessoas compraram a ideia que PES era muito melhor do que FIFA no passado, e demorou um pouco para eles sairem dessa situação que estava tão impregnada. Nós estamos vendo agora o oposto se tornar verdade. Agora há uma suposição automática que FIFA é simplesmente melhor."

E então, Jon Murphy começa a acusar a EA de ter copiado PES na evolução da série FIFA. "Se você olhar para o passado de PES você pode ver que FIFA, obviamente, passou de um jogo que era totalmente diferente do PES para algo que começou a copiar PES, depois para um que começou a pegar áreas em que PES era melhor para o produto que eles têm agora."

"Tenho certeza que eles não vão discordar disso - Diversas vezes eles desmontaram o PES e reconstruiram o deles em comparação direta. E você vê outros aspectos, como a replicação de jogadores, que estamos voltando agora com nosso Player ID. E há outros exemplos recentes, bem como vezes em que parece que estamos anunciando uma coisa e eles anunciam a mesma coisa. Eu não sei como isso acontece por acidente com tanta frequência."

O entrevistador então pergunta diretamente a Murphy: "Você está acusando a EA de copiar PES?". Murphy é taxativo: "Sim." E explica: Eu não diria que eles estão fazendo isso agora. Eu estou dizendo que eles têm um longo retrospecto de copiar PES para chegar onde queriam estar. As pessoas não devem esquecer de que como eles chegaram onde estão. Você pode dar muito crédito para como eles chegaram onde estão agora, e você pode ver [FIFA] como um produto muito valioso por seu próprio mérito e que ideias com as quais todos podemos aprender, mas não devemos esquecer que PES inovou todas essas coisas e eles realmente o copiaram."

Em outras partes da entrevista, Murphy fala sobre a "meia-saída" de Shingo Seabass Tsubasa. Ele comenta que o produtor veterano foi colocado para outros projetos na Konami, mas que ainda participa de tudo que a empresa fizer e que estiver ligado a PES. No entanto, Murphy oferece algumas explicações bem honestas sobre o caso: "Sua visão de jogos de futebol não se desenvolveu tão rápido quanto as máquinas que podem rodar games de futebol".

Fonte: Finalboss