Mark Cerny: "Desevolvedoras irão extrair mais do PS4 no terceiro ou quarto ano de vida" !!

Os títulos de lançamento da PlayStation 4 serão claramente melhores graficamente e tecnicamente do que seus antecessores da atual geração, mas de acordo com Mark Cerny, uma vez que os desenvolvedores obtenham mais experiência com o novo hardware, eles realmente começarão a ficar realmente mais "amigos" do hardware. 

https://fbcdn-sphotos-e-a.akamaihd.net/hphotos-ak-prn2/1240215_508987552523453_1073331369_n.png

Falando à Polygon durante a Gamescom 2013, Cerny discutiu as metas visadas pela equipe de design de hardware para o console de nova geração da Sony. A equipe, obviamente, queria construir algo mais poderoso do que os consoles e jogos atuais, com a esperança de criar algo que pudesse impressionar até mesmo os consumidores mais exigentes.

"Nós estabelecemos nossa meta em 10 vezes o desempenho do PlayStation 3, porque é isso que sentimos que precisávamos atingir, a fim de diferenciar os títulos", disse Cerny. "Quando eu conversei com os desenvolvedores sobre o hardware, eu falei sobre o que eu chamo de teste de Akihabara. Akihabara é um bairro de eletrônicos em Tóquio, que é cheio de lojas onde você pode comprar qualquer coisa que você conecte a uma tomada. Sabia que em algum momento, haveria na calçada um PlayStation 3 e PlayStation 4, e eles podem até estar mostrando o mesmo jogo, e o PlayStation 4 tinha que ser poderoso o suficiente para que quando as pessoas passassem, eles tivessem que olhar o PlayStation 4 e dizer, 'Uau, eu tenho que ter isso.

"Eu acredito que estamos nesse nível de desempenho", Cerny acrescentou. "Quer dizer, os milhões de pré-encomendas que temos, já diz isso."

Fazendo a próxima geração de hardware de jogos com gráficos impressionante parece que seria uma tarefa difícil. O salto da atual geração de hardware para a próxima não vai ser tão visualmente forte como saltos anteriores - como a contagem de polígonos aumentar exponencialmente.

"Acredite ou não, no lançamento do PlayStation 3, eu estava ouvindo muito sobre como o PlayStation 3 não tinha os gráficos muito diferentes do PlayStation 2 ", disse Cerny. "Eu acho que falo do quanto grande são as expectativas das pessoas, e também como títulos de lançamento não estão explorando plenamente o hardware."

Cerny esclareceu que os desenvolvedores não estão tendo nenhum problema com a arquitetura do PS4 - pois ser facilmente compreensível pelos desenvolvedores é uma das principais filosofias do novo console. Mas pode levar algum tempo para que eles aprendam como utilizar plenamente os ajustes de uma arquitetura a qual ainda não se está familiarizado.

"É uma arquitetura de PC turbinada, assim você pode usá-lo como se fosse um PC com memória unificada", disse Cerny. "Os desenvolvedores aprenderão a trabalhar com essa velocidade, mas ao mesmo tempo, eles não vão poder aproveitar todas as costumizações que nós fizemos na GPU desde o início. Acredito que a equalização entre qualidade gráfica e nível de interação ocorrerá no terceiro ou quarto ano de vida do console", completou.