Dan Adelman: "Forma da Nintendo tomar de decisões está ultrapassada" !!

Dan Adelman, ex-funcionário da Nintendo responsável pela divisão de indies da empresa, deu uma longa entrevista ao site Dromble, onde falou sobre várias coisas que ele não gosta na Nintendo e muito mais. Em um trecho dessa entrevista, ele disse que as desenvolvedoras sentem medo de lançar seus jogos para as plataformas da Nintendo, por se sentirem ameaçados pela empresa, que não se pode negar, lança jogos incríveis para as suas plataformas. Já em outro trecho dessa mesma entrevista, vemos Dan criticando a Nintendo e a forma como a empresa toma suas decisões. 

http://www.gamefm.com.br/wp-content/uploads/2012/10/Nintendo-Logo.jpg

A Nintendo é uma empresa japonesa com sede em Kyoto. Para as pessoas que não estão familiarizadas, as empresas com sede em Kyoto representam para as empresas japonesas comuns, o que as empresas japonesas em geral representam para as empresas norte-americanas. Eles são muito tradicionais e muito focados na hierarquia e na tomada de decisões do topo. Infelizmente, isso cria uma cultura onde todo mundo é um conselheiro e ninguém é um tomador de decisões, mas quase todo mundo tem o poder de veto.

Adelman disse que inclusive, Iwata, que é presidente da Nintendo, não toma decisões que não sejam aceitas por todos os executivos da empresa. Ele disse que isso faz com que muitas ideias boas e ousadas sugeridas por pessoas de cargos inferiores, não sejam aceitas, geralmente apenas as ideias sugeridas por quem está nos cargos mais altos são as que sobrevivem.  Ele também falou sobre mais problemas causados pela natureza hierárquica tradicional da Nintendo e que boa parte dos executivos da empresa tem ideias ultrapassadas, por já estarem na empresa há muito tempo.

"Os altos executivos da Nintendo, estão na companhia desde os dias do NES e Super Nintendo, eles não entendem muito sobre os jogos modernos, e por isso a Nintendo demorou tanto para adotar coisas como loja de jogos online, contas de usuários, lista de amigos e até a compreensão da ascensão dos jogos para computadores. Ideias muitas vezes são encerradas prematuramente apenas porque as pessoas com poder de vetar uma ideia não conseguem compreender essas coisas. "

Se arriscar também não é algo que a Nintendo gosta muito de fazer: "O último problema é que não há motivos para levar ideias para frente, pois assumir riscos não é algo que seja recompensado. Lealdade de longo prazo é algo que a Nintendo preza muito, isso é recompensado. Eu adoraria ver a Nintendo fazendo um esforço para incentivar as pessoas de todos os níveis da empresa a se sentirem capacitadas para criar propostas ambiciosas, e serem recompensadas por isso. "

Adelman trabalhou por nove anos na Nintendo, e foi ele mesmo que pediu demissão da empresa. Quando se demitiu, ele revelou que só fez isso porque não podia expressar suas próprias opiniões e ficou frustrado com isso. A Nintendo chegou a vetar Adelman de usar o Twitter, pois ele disse na rede social que não gostava do bloqueio regional dos consoles da empresa.

Fonte: Acasadocogumelo