Aaron Pollack: "Utilizar o DX12 no Xbox One é um risco na produção de jogos multi" !!

O DirectX 12, foi amplamente elogiado pelas melhorias que trará para o desenvolvimento de jogos para PC e para o Xbox One. Mas há uma certa incerteza de se os desenvolvedores irão adotá-lo para produção em grande escala para jogos no Xbox One.

http://xboxonedaily.com/wp-content/uploads/2014/12/Screen-Shot-2014-03-09-at-7-635x361.jpg

Aaron Pollack, da Circle 5 Studios, que está atualmente trabalhando em Primal Carnage: Extinction, compartilhou seus pensamentos sobre o potencial do DirectX 12 com o site GamingBolt. Ele acredita que a nova interação é emocionante, mas a grande questão é saber se os desenvolvedores irão desenvolver jogos com ela, e quando o fizerem, precisaram calcular o risco de lançar o seu jogo para o PS4, um console que já tem vendeu mais de 20 milhões de unidades?

"O DirectX é sempre uma melhoraria e é emocionante ver o quão longe ele está chegando. O mais cativante disso agora é a fragmentação do suporte com o PS4. Há cerca de 20 milhões de PS4 no mercado agora e se um desenvolvedor pretende usar o DX12, eles estão fazendo uma decisão calculada para não lançar seu jogo para essa base de usuários. Claro, há muito crossovers na base de usuários, mas ainda é um risco muito grande para a produção em larga escala", disse ele.

As declarações de Pollack fazem muito sentido. O desenvolvimento de jogos não é exatamente barato e para um jogo multiplataforma, seria necessário mais trabalho para apoiar o DX12 para uma versão no Xbox One, bem como uma estrutura de código diferente da versão do PS4. Isso pode dar origem a questões transversais sobre compatibilidade do código plataforma e outros incômodos que vêm junto com o desenvolvimento de jogos multiplataforma. Se vale a pena é algo que não podemos comentar no momento pois a Microsoft não revelou qualquer referência sobre o DX12 e o Xbox One, ainda. Mas vamos saber em breve, pois o DX12 está programado para ser lançado no final deste ano.