A Sony iniciou a sua conferência na E3 2015 com a apresentação de de The Last Guardian e chegará em 2016 ao PlayStation 4. Contudo, muitos
repararam que o aspecto gráfico daquilo que viram em 2015 não é
diferente do que tinham visto quando o jogo foi originalmente
apresentado para o PlayStation 3 em 2009.
Quando questionado se
The Last Guardian terá um aspecto melhor graças ao poder do PS4, Shuhei
Yoshida, presidente dos Sony Worldwide Studios, disse em entrevista ao
site Engadget que “a visão não mudou desde a era do PS3. Apenas não conseguíamos alcançar isso no PS3. Fumito Ueda-san não vê a necessidade de qualquer mudança.” E sobre os motivos que levaram ao
cancelamento da versão do PlayStation 3, Yoshida explicou que “fazer o jogo
na PS3 foi muito difícil por isso simplesmente desistimos. Porque o
progresso era muito lento. E a equipe fez um trabalho incrível adaptando
o código aos SPUs. Mas o jogo ainda não tinha a performance exigida e
algumas funcionalidades ainda estão faltando.”