Relatório: Konami estaria tratando seus funcionários como prisioneiros !!

De acordo com um relatório da Nikkei, a cultura corporativa da Konami, casa de Metal Gear, Silent Hill e Pro Evolution Soccer, azedou nos últimos anos, a ponto de tornar-se assustador.

http://i.gyazo.com/8263844e3fc7772df25f42c5a702f232.png

O relatório do site Nikkei alega que a cultura da divisão de jogos da corporação, famosa por seus jogos, agravou-se em torno de 2010, quando um título para mobile chamado Dragon Collection tornou-se um grande sucesso. Como um jogo social para smartphones, os custos de desenvolvimento foram baixos e retornos de lucro eram enormes. Não muito tempo depois, diz o relatório, chefes corporativos da Konami mudaram o foco da empresa para muito longe de jogos tradicionais, para jogos mais baratos e títulos sociais potencialmente mais lucrativos. (No mesmo relatório, o site Nikkei diz que os custos de desenvolvimento de Metal Gear Solid 5 ultrapassaram 10000000000 ¥ / US $ 80 milhões).

Em um país onde a jogabilidade móvel explodiu em popularidade, o fato de a Konami ter se articulado a este tipo de oferta não é em si surpreendente. O que é, no entanto, são algumas das condições do escritório da companhia, segundo relatórios obtidos pelo site Nikkei surgiram como resultado da mudança, especialmente no que diz respeito à forma como são tratados os funcionários Konami. Confiram algumas das alegações da Nikkei. Algumas já ouvimos antes. Algumas são novas e assustadoras:
  • A Kojima Productions, o estúdio por trás do próximo Metal Gear Solid V (e famoso como uma marca própria), é agora conhecido simplesmente como "Departamento Número 8 de Produção." Os computadores nesta seção, segundo a Nikkei diz (e como já foi relatado anteriormente este ano), supostamente não estão conectados à internet e só são capazes de enviar mensagens internas.
  • O site Nikkei relata que os funcionários que saem dos escritórios da empresa durante a sua pausa para o almoço estão tendo suas ausências monitoradas com cartões de ponto. Aqueles que ficarem fora por muito tempo estão tendo seus nomes anunciados em toda a empresa.
  • Que há câmeras nos corredores do escritório que não estão lá para a segurança, mas sim para monitorar os movimentos dos próprios funcionários da Konami.
  • Que a maioria dos funcionários da Konami não tem seu próprio endereços de e-mail permanente da companhia. Os funcionários que têm que lidar com as pessoas de fora da empresa, como vendas e fazer PR tem; no entanto, todos os outros rotineiramente tem seu endereço randomizados e trocado a cada alguns meses. (Nota: os e-mails de empregados da Konami são tipicamente algumas letras, seguido por uma sequência de números, mas essa mudança de e-mail aleatório já se arrasta há anos na Konami Um tempo atrás, um funcionário da Konami disse isso foi feito para evitar o "headhunting". Durante anos, tenho visto os desenvolvedores com endereços de e-mail da empresa, mas isso pode ter mudado recentemente.)
  • Que os desenvolvedores de jogos da Konami que não são vistos como úteis são realocados para trabalhos como guardas de segurança, pessoal de limpeza em clubes de fitness da empresa ou funções em uma fábrica de máquinas de Pachinko. Isso inclui não apenas a equipe júnior, mas os produtores que trabalharam em títulos de jogos bem conhecidos. Em 2013, a Asahi News, um dos maiores jornais do Japão, publicou uma entrevista com um ex-funcionário da Konami que alegadamente passou de desenvolvimento de jogos para trabalhar na fábrica de Pachinko da Konami, o que lhe fez sofrer de depressão grave.
  • Que um ex-funcionário, ao anunciar no Facebook que ele estava saindo da  Konami e tinha conseguido um novo emprego em outro lugar, teve seu post monitorado. O site Nikkei diz que o restante pessoal da Konami que "curtiu" o posts foram todos reformulado dentro da empresa.
Fonte: Nikkei/Kotaku