Brad Welch, Director de design para a campanha de Halo 5, afirmou que o
343 Industries não pensam em conteúdos adicionais para a campanha do jogo, mas que existem outras formas de explorar esse universo incrível. "Queríamos expandir o leque de personagens que temos, disse Welch
falando das novas adições. "Queríamos personagens que
pudessem tirar os seus capacetes - isso é algo grande no que diz
respeito ao Chief."
"Em Halo 5, Locke é uma janela exterior para o Blue Team. Acho que
perdemos isso no 4 - Recentemente joguei o 3 e sempre existiam Marines
por perto. Refletem como o mundo vê o Chief e o ajuda a se sentir
heróico. Locke olha para Master Chief e o Blue Team de uma perspectiva
externa." Essas potencialidades patrocinadas por novos personagens podiam
incentivar os tais conteúdos adicionais pagos para a campanha, mas Welsh
afirma que não existem planos para isso, apesar de ter sido pensado. Tal
como feito no passado, será de outra forma que iremos ver o universo de
Halo sendo explorado.
"Existem as histórias - uma para Tanaka e outra para Vale - e a série
animada Fall of Reach que está na edição de Colecionador. É outra
forma de as pessoas terem história extra no console." Welsh relembra ainda que as conversas entre os personagens revelam
mais sobre o mundo de jogo e os próprios. Quanto mais explorarmos, mais
conversas teremos e mais iremos aprender em Halo 5: Guardians e sobre os seus
personagens.