Produtor fala sobre dificuldades em balancear resolução e FPS de um jogo atual !!

1080p/60FPS não vem sendo o padrão nos jogos da geração atual de consoles; alguns rodam à 1080p/30FPS, outros a 900p/60FPS. Existem exceções, mas por que os desenvolvedores tem tanta dificuldade para conseguir balancear essas duas coisas?
http://s10.postimg.org/sf6hj9e3t/xbox_one_vs_ps4_1_tfq5_1920.jpg

Se dermos uma olhada nas notícias que apareceram no início dessa geração, os desenvolvedores estavam contentes com o poder do hardware de cada plataforma, seja pela quantidade de memória, GPUs, ou qualquer outro motivo, eles sempre estavam elogiando. Então o que aconteceu? O site GamingBolt teve uma conversa com TJ Wagner, Diretor Criativo da WarGaming, estúdio que está trabalhando em portar World of Tanks para o PlayStation 4, e ele disse:

"Isso acontece em toda geração. As máquinas são rápidas, podemos fazer o que quisermos, então, fazemos coisas mais complexas, colocamos mais texturas, polígonos, efeitos gráficos, melhor iluminação e graças a isso, acabamos dando de cara com os velhos problemas de performance. World of Tanks vai rodar à 30FPS, com tanques altamente detalhados, em mapas enormes e com explosões acontecendo toda hora. Se o jogo rodasse à 60FPS, teríamos que remover a destruição, usar uma física e efeitos gráficos simples. Isso acabaria afetando a sensação que a jogabilidade do game passa".