Sony desbloqueia sétimo núcleo do processador do PS4 para programadores !!

O design do equipamento no PlayStation favorece fortemente o poder da GPU sobre a proeza da CPU, algo que limitou a performance em vários jogos - e uma área em que o Xbox One tem vantagem. A situação não melhora com o fato de dois dos oito núcleos disponíveis estarem reservados para o sistema operacional. No início deste ano, a Microsoft desbloqueou uma boa porção de tempo da CPU em um sétimo núcleo e agora a Sony seguiu o exemplo. A informação surgiu na Sexta à noite no fórum Beyond3D onde as mais recentes alterações diziam o seguinte: 

http://www.meups4.com.br/wp-content/uploads/2015/05/PS41.jpg
  • PS4 - Adicionado o FMOD_THREAD_CORE6 para permitir acesso ao sétimo núcleo desbloqueado recentemente.
É apenas uma fonte mas credível. Ao longo do fim de semana foi possível confirmar que o Core 6 foi mesmo desbloqueado e está disponível para os programadores. No entanto, existem alguns poréns. Primeiro, é altamente provável que os jogos atuais não tenham acesso ao poder adicional da CPU - a não ser que o programador decida atualizar o jogo para adicionar esse suporte. 

Segundo, existem questões sobre quanto tempo do núcleo desbloqueado d CPU está disponível aos programadores. Quando a Microsoft desbloqueou o sétimo núcleo do Xbox One, a quantidade de recursos disponíveis do núcleo podia variar, baseado nos requisitos do SO. Por exemplo, usar controle por voz podia exigir 50% dos recursos do núcleo.

No momento não sabemos se temos condições similares no PS4 mas uma fonte informa que as ferramentas de análise e debugging do PS4 - chamadas Razor - "divide a atividade nesse núcleo entre utilizador e sistema", o que sugere que o sétimo núcleo de processamento é compartilhado entre o Sistema Operacional e jogo. No geral são boas notícias. Um sistema em que o poder de processamento da CPU é um luxo, quanto mais estiver disponível para os programadores, melhor.