quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Julien Merceron: "Acreditem em Kojima" !!

A ruptura entre a Konami e Kojima foi sem dúvida um dos acontecimentos mais marcantes do ano. A companhia perdeu provavelmente um dos seus melhores Produtores e para o bem ou para o mal a Konami nunca mais será a mesma. Kojima por outro lado agora vai se concentrar em diferentes projetos e ter mais liberdade. Mas o que acham alguns peritos sobre este assunto? Julien Merceron, antigo responsável pela Fox Engine, que se juntou recentemente à Bandai Namco, deu a sua opinião.

http://static4.fjcdn.com/comments/Kojima+is+a+cool+guy+eh+makes+video+games+and+_430f6c4f5d8351425346aa218567228e.jpg

Merceron afirmou que o sucesso de Metal Gear Solid V lhe ensinou uma lição: é preciso acreditar em Hideo Kojima. A Konami cometeu um erro. Um jogo é muito caro e o desenvolvimento leva anos e por isso é importante ter confiança. Todos os produtores confiavam em Kojima e o apoiavam, e ao mesmo tempo, Kojima acreditava na sua equipe e o resultado foi um jogo que deu os seus frutos sendo muito bem recebido pela critica e público. Merceron afirmou que os produtores japoneses podem ser muito bem sucedidos sem estarem dependentes do mercado mobile. Pode haver equilíbrio entre os jogos mobile e as grandes produções, e The Phantom Pain é a prova disso.

Merceron falou também das dificuldades da equipe durante os meses seguintes aos primeiros conflitos entre a Konami e Kojima, afirmando que o Produtor nunca mudou a sua atitude e que sempre deu o máximo apesar dos muitos problemas. A equipe esperava que se o jogo fosse bem sucedido, isso poderia fazer com que a Konami mudasse de ideias e que assim pudessem todos trabalhar no Metal Gear seguinte. Merceron contou que esperava que pudesse trabalhar com Kojima na Konami durante os próximos anos, e não só em Metal Gear como também em outros jogos. Ele tinha a esperança de reviver Silent Hill. A Konami poderá colocar outras pessoas no lugar de Kojima, mas, segundo Merceron, isso não será a mesma coisa. Foi ele que convenceu Merceron a entrar na companhia, por isso ele não podia ficar na Konami depois do criador de Metal Gear Solid ter saído.

Julien Merceron também falou sobre o próximo trabalho de Kojima. Merceron declarou que o próximo projeto de Kojima será extraordinário, sem adiantar mais detalhes como seria de esperar. Merceron adiantou também que estará disponível para uma eventual colaboração com Kojima, mas que no momento não está nada previsto.