Ricky Cambier, designer da Naughty Dog, falou com o site MCV
sobre Uncharted 4 e como seus jogos têm feito de tudo para
inovar no gênero de ação e aventura. Algo que quiseram levar mais longe
com a estreia no PS4. Juntamente com The Last of Us, que foi
altamente aclamado pela sua história e pela forma como ela é apresentada, os
jogos da série Uncharted têm sido elogiados dentro do seu gênero mas existem
sempre as comparações com Tomb Raider, da Crystal Dynamics, e Cambier
explica que ele vê similaridades, mas todos são interessantes à sua
maneira.
Enquanto a grande maioria compara Uncharted com Tomb
Raider e procura encontrar os pontos similares, Cambier acredita que
Rise of the Tomb Raider vai buscar mais em outro jogo da Naughty Dog. "Joguei
o primeiro Tomb Raider, o segundo ainda não chegou ao PlayStation por
isso ainda não consegui jogar. Gosto das coisas que Tomb Raider fez.
Eu vi algumas das coisas que fizeram para Rise of the Tomb Raider e como
aprofundaram aquele estilo de sobrevivência, que na verdade parece ir
buscar muito mais em The Last of Us do que em Uncharted."
No
entanto, com o novo Uncharted, o estúdio não quer copiar ou seguir à
risca a fórmula; eles querem aproveitar a estreia no PlayStation 4 para
inovarem e injetarem o gameplay com novas funcionalidades. "Desde
o início sabíamos que não iríamos reiniciar Uncharted. Queríamos
adicionair veículos que se podia dirigir, a corda e coisas assim, não
queríamos introduzir melhorias nas armas ou a capacidade de se subir de
nível. Queríamos que fosse o Uncharted que todos conhecem e o que isso
significa quando passamos para o PlayStation 4."