NPD revela novos dados relativos ao mês de Junho !!

O mês de Junho de 2016 fica marcado como o primeiro mês em que a NPD começou a incluir as vendas digitais nos seus dados mas, apesar disso, a indústria registrou uma queda em relação ao ano anterior. No mês de Junho, foram gastos $652.2 milhões em produtos relacionados com videogames, o que representa uma queda de 22% em relação a Junho de 2015.

https://apptrigger.com/files/2016/07/NPD-Group-Number-of-Gamers-in-the-United-States-Declines-by-5-Percent-2.jpg

As receitas geradas pela venda de consoles foi de $181.5 milhões, uma queda de 42% em relação a 2015, as receitas geradas pela venda de jogos para consoles e portáteis foram de $322 milhões, uma queda de 20%, enquanto a venda de jogos físicos para PC e Steam gerou $27.8 milhões, uma queda de 20%. Os dados da NPD incluem agora resultados das lojas físicas, Xbox Live, PlayStation Network e Steam. No entanto, a NPD não recebe os dados de todas as editoras ou lojas alternativas, como a EA Origin, Battle.net e o Ubisoft Play, o que obriga a companhia a apresentar isso como uma imagem de uma indústria maior.

Batman: Arkham Knight fez com que Junho de 2015 fosse espetacular, mas não deve ser a única explicação. O anúncio do Xbox One Slim e do PlayStation 4 Neo pode ter tido efeito nas vendas de Junho. Os consumidores optaram por esperar para comprar o Xbox One S, enquanto outros esperam para saber se oa Neo sai mesmo em 2016 e se o PS4 atual irá baixar de preço. Lego Star Wars: The Force Awakens e Mirror's Edge: Catalyst foram os grandes lançamentos do mês e conseguiram entrar para a lista dos 10 jogos mais vendidos em Junho de 2016 nos Estados Unidos da América. Essa lista inclui agora as vendas digitais através da Xbox Live, PlayStation Network e Steam:
  1. Overwatch (não inclui vendas da Battle.net)
  2. Grand Theft Auto V
  3. Lego Star Wars: The Force Awakens
  4. Doom 2016 (não inclui vendas digitais)
  5. Mirror's Edge: Catalyst
  6. Uncharted 4: A Thief's End (não inclui vendas digitais)
  7. NBA 2K16
  8. Call of Duty: Black Ops III
  9. Destiny: The Taken King
  10. Minecraft (não inclui vendas digitais)
Overwatch fou o grande vencedor, pelo segundo mês consecutivo, e de acordo com os analistas da NPD, Uncharted 4 teve um bom mês de Junho. No geral, os jogos que foram lançados em Maio tiveram uma boa prestação em Junho e isso significa que Doom esteve bem em Junho, tal como os outros dois jogos. Claro que Grand Theft Auto V já parece presença obrigatória na lista dos mais vendidos. Call of Duty Black Ops 3, Destiny e Minecraft também parecem ter reservado lugar, sem esquecer o imponente NBA 2K16 que se tornou também um dos jogos mais procurados.

Quanto aos consoles, a Sony aclama vitória nos EUA durante o mês de Junho, mantendo o primeiro lugar desde Outubro naquele território, mas com uma queda de 42% em relação ao ano passado, portanto nenhuma das companhias tem muitos motivos para sorrir. A Microsoft já havia dito que as receitas dos videogames haviam descido 9% entre Abril e Junho, graças a uma queda na venda do Xbox One. No entanto, a NPD lembra que após 32 meses do lançamento, as vendas do Xbox One e PlayStation 4 estão superiores as do Xbox 360 e PlayStation 3, no mesmo período das suas respectivas gerações. A chegada da Xbox One S deverá animar as coisas.