Nintendo reconhece problemas de ligação com os Joy-Con do Switch !!

A Nintendo reconheceu os problemas de ligação com os Joy-Con que têm sido relatados pelos jogadores desde que o console foi colocado à venda na sexta-feira passada. A Big N nota que os jogadores devem ter cuidado para evitar objetos que podem interferir com os controles. Em uma nota publicada no site de suporte é dito o seguinte:

https://thumbs.candybanana.com/KeDDjXoV2niZYO0YQHLy1LHbBq4=/1280x720/smart/https://s.candybanana.com/images/8dc9/4b40032c-8f23-4b76-8310-808e729523df_edc63aae-1e76-4136-8ce4-f4efe8dee787_switch_console_controller.jpg
  • Quando se usa os Joy-Con sem fios, os personagens parecem se mover por vontade própria ou não respondem corretamente.
  • Quando usados sem fios, os controles Joy-Con respondem de forma intermitente.
  • O controle Joy-Con aparentemente perde a ligação com o console.
As publicações online indicam que é o Joy-Con esquerdo que tem mais problemas, apesar de a Nintendo não mencionar especificamente isto.  A Nintendo tem um número de dicas para assegurar que os jogadores não sofrem de problemas com os Joy-Con, incluindo não colocar o Switch perto de um aquário.
  1. Assegurem que o seu consola tem a última atualização de software.
  2. Assegurem que os Joy-Con estão carregados.
  3. Tentem reduzir a distância entre os Joy-Con e o Nintendo Switch.
  4. Assegurem que o Nintendo Switch está colocado para minimizar interferências com os Joy-Con. É melhor se o Nintendo Switch estiver colocado em uma área aberta e que não está: atrás de uma TV; próxima de um aquário; colocada em cima ou debaixo de um objeto metálico; pressionada contra vários fios; ou colocada entre 0,9m a 1,2m de outro dispositivo sem fios, como uma coluna sem fios ou um ponto de acesso sem fios.
  5. Verifiquem possíveis fontes de interferência e desligue-as. A interferência pode ser causada por dispositivos, tais como laptops; tablets; fones sem fios; impressoras sem fios; microondas; colunas sem fios; telefones sem fios; dispositivos compatíveis com USB 3.0 como discos rígidos, drives, adaptadores LAN, etc.
A Nintendo conclui que “na maioria dos casos será suficiente mover estes dispositivos 0,9m a 1,2m longe do Nintendo Switch e/ou dos Joy-Cons. Contudo, se continuarem a ter esse problema, por favor desliguem estes dispositivos enquanto usam o Nintendo Switch.

O YouTuber Spawn Wave desmontou os Joy-Cons e identificou a provável causa dos problemas de ligação com o controle esquerdo. Desmontar os Joy-Con revelou que o controle direito tem uma antena wireless anexada com um cabo, enquanto a antena do controle esquerdo está colocada diretamente na placa. Isso não é necessariamente um problema, mas a impossibilidade de mover a antena para longe da placa de metal poderá ser uma questão maior.


Vejam o vídeo publicado nessa notícia para perceber melhor. A parte dedicada à antena começa aos 20m30s. O Spawn Wave conseguiu prolongar a antena no controle esquerdo, o que resultou em uma ligação mais estável até cerca de 12,1 metros. Ele publicará um vídeo com a modificação em breve. Se essa situação for identificada como a causa dos problemas que vários jogadores estão tendo, resta saber o que a Nintendovai  fazer, uma vez que parece muito provável que uma atualização de software não consiga resolver o assunto.