Rock Band Unplugged – Review [PSP]

dx245z Rock Band Unplugged USA REPACK PSP pSyPSP

Produtora: Backbone Entertainment Distribuidora: MTV Games / Eletronic Arts

Gênero: Musical Plataforma: PSP

Enfim é lançada a versão exclusiva para PSP de uma das franquias mais lucrativas da atualidade. Em meio a muitos anúncios de peso para o portátil da Sony nesse ano de 2009, Rock Band Unplugged conseguiu se destacar por ser a primeira aparição do popular game musical da EA e MTV Games em um console portátil, desta vez a cargo da modesta produtora Backbone Entertainment, a mesma de Sonic Rivals. É impossível deixar de lado a pergunta: Valeu esperar por esse show?

Afinando os instrumentos

O menu principal possui as opções já esperadas, ele é encabeçado pelo clássico “Quickplay” e logo abaixo vem o modo principal do game, “Tour”. Em “Tour” o jogador cria sua própria banda. É você quem decide o nome da banda junto de um logotipo e os nomes dos quatro integrantes e suas respectivas características.

Você ganha dinheiro conforme você faz shows para investir em novos instrumentos ou roupas para sua banda e também aumenta o seu número de fãs. Além disso, é possível contratar funcionários que te dão bônus específicos para te ajudarem na sua caminhada pela estrada do Rock. Ao invés de habilitar simplesmente novos palcos, você habilita cidades, e cada país tem seus eventos próprios. A sua banda tocará em grandes cidades como New York, Amsterdam e Madri rumo ao estrelato.

Ocasionalmente você receberá propostas que geralmente significam “Tudo ou Nada”, somente para deixar a partida mais interessante. Um exemplo: Ganhe a classificação mínima de 4 estrelas em uma apresentação e ganha o dobro de dinheiro, ganhe 3 estrelas ou menos e não ganhe dinheiro algum.

O número de estrelas que você ganha é referente a sua performance, lembrando que se você acertar todas as notas você receberá 5 estrelas. É o número de estrelas que habilita novos eventos e desafios.

Começando o show

A jogabilidade é surpreendentemente intuitiva e simples, o que deixa as músicas ainda mais agradáveis. Cada nota requer que você aperte um botão: direcional para esquerda para vermelho, direcional para cima para amarelo, triângulo para verde e círculo para azul. Enquanto os botões de ombro do aparelho servem para trocar de instrumento no meio da música. Para não perder você deve basicamente não esquecer de tocar nenhum instrumento.

O que pode chatear alguns é o fato de que em Unplugged o jogador tem que alternar entre os instrumentos enquanto toca a música, porém há uma opção na sessão “Extras” do menu chamada “Warm Up” que permite ao jogador escolher e tocar apenas um instrumento, o que deixa o jogo ainda mais fácil de ser jogado.

Qualquer um pode constatar que os gráficos não são os melhores já vistos no portátil, mas no palco está tudo bem definido e customizado ao seu gosto. Não é uma surpresa que o som ganha os créditos nesse game, todas as músicas foram bem sincronizadas com cada instrumento, e o barulho dos fãs em seus shows lotados marca presença também.

Repertório

Unplugged aposta em diversidade, e é exatamente o que você vai descobrir quando tocar pela primeira vez o pop mundialmente conhecido “ABC” do Jackson 5. Muitas músicas já são conhecidas pelos jogadores que acompanharam as versão anteriores de Rock Band e do rival Guitar Hero, é o caso por exemplo de “Miss Murder” da banda AFI. As faixas deste aqui vão desde o jurássico The Who até bandas que vem fazendo um sucesso recente como Three Doors Down.

Como em todo game do gênero, definitivamente não é impossível que você fique desapontado com algumas músicas que tomaram o lugar daquela que você esperava, mas o pacote completo dificilmente irá te desapontar.

Destaque final

Chegando ao final do espetáculo temos um game fantástico, ainda mais se tratando de uma estréia no PSP. É um dos principais títulos que fazem parte desse ano que a Sony vem promovendo muito bem.

Eu recomendo esse título até mesmo para os não-amantes do Rock, não há dúvidas de que Unplugged é uma grande exclusividade e que merece fazer parte de qualquer coleção somente pela diversão que proporciona. E como se não fosse o bastante, temos a promessa de que muitas faixas extras chegarão em forma de DLC pela própria “Music Store” interna do game, o que é uma característica nova se tratando de um portátil.

Mais & Menos

+ Muito divertido

+ Faixas variadas

+ Várias opções de customização da banda

- Alternar entre os instrumentos durante a música pode atrapalhar sua performance

- Baixa dificuldade pode diminuir a duração do jogo

Notas

Apresentação: 9,0

Gráficos: 7,5

Som: 9,0

Jogabilidade: 8,0

Diversão: 9,0 (x2)

Média: 9,0 [Recomendadíssimo]

Nenhum comentário: