Thomas Puha, responsável pelo departamento de relações da
Remedy Entertainment, falou sobre as previsões, orçamento e suas expectativas
para Quantum Break. Segundo revelado por Puha, "Na verdade, sabemos muito bem quanto um
jogo irá vender muito antes de chegar às lojas. Claro que o boca a boca e as análises positivas nos ajudam."
Compartilhando algumas informações curiosas sobre um lado da indústria
do qual pouco se ouve falar, Puha falou ainda sobre como é frequente
ver o orçamento de um jogo ser ditado pela fé que as lojas têm nesse
jogo. Pelo outro lado, quanto mais a editora acreditar no jogo que
está sendo desenvolvido, mais publicidade ele fará e mais as lojas irão reforçar as
suas encomendas, pois sentem que a editora acredita no jogo. "As lojas têm muito poder e obviamente, não querer ficar
com jogos encalhados, que não vendem. São elas que assumem o risco. O formato
digital é complicado pois é mais difícil seguir o que cada território
compra."
Puha revelou também que em eventos como a E3, os principais
responsáveis pelas grandes lojas se encontram com pessoas responsáveis
pelo marketing nas editoras, e discutem o valor de cada jogo. Caso estejam confusos quanto a certas situações em que algum jogo
que esperam não é alvo de grande publicidade, Puha diz que isso é sinal de que não
existe grande interesse nele. Ele disse ainda que um
jogo não recebe uma publicidade televisiva para que venda. Isso é
uma medida de suporte para aumentar a sua visibilidade.