Jack Tretton: "Preço do PS3 foi um problema" !!

Jack Tretton, antigo presidente da Sony Computer Entertainment America, continua a revelar como foi o seu tempo no cargo. Desta vez Tretton falou sobre o lançamento do PlayStation 3 e reconheceu que, apesar da qualidade que oferecia, o preço do console foi um problema. Em entrevista ao site IGN, Tretton afirmou que após o sucesso do PlayStation 2, teria sido mais fácil fazer uma espécie de PlayStation 2.5, mas a Sony tinha planos muito mais ambiciosos. Isso trouxe muitos custos à companhia, que acabaram por aumentar o preço do console no lançamento.


"O período do PS2 para o PS3 foi o mais intenso da minha carreira, pelo menos na Sony. Tivemos um sucesso estrondoso com o PS2; acho que tínhamos mais de 60% ou 70% do mercado a nível mundial. Era a plataforma mais bem sucedida da história, como é que se faz um sucessor disso? O mais fácil teria sido criar um PlayStation 2.5; algo que fosse melhor mas que mantivesse a mesma linha,"disse Tretton. Após a PlayStation 3 ter sido lançado, a Sony também teve que enfrentar o Xbox 360, um console mais barato e que já estava no mercado há um ano. "Possivelmente foi o cenário de lançamento mais complicado que podiamos imaginar, sabendo que o Xbox 360 já estava disponível e que o seu console era muito mais caro do que queria".

Outro problema revelado por Tretton, passava pelo fato dos designers do PlayStation 3 em Tóquio estarem decididos sobre a forma como o console devia funcionar em termos técnicos, não aceitando qualquer tipo de feedback. Para ele tudo foi mais complicado, já que ele foi nomeado presidente da SCEA poucos meses antes do lançamento do PlayStation 3. Na entrevista Tretton comparou esta situação com "ser nomeado capitão do Titanic momentos antes de bater no iceberg".