Jack Tretton, antigo presidente da Sony Computer Entertainment
America, continua a revelar como foi o seu tempo no cargo. Desta vez Tretton falou sobre o lançamento do PlayStation 3
e reconheceu que, apesar da qualidade que oferecia, o preço do console
foi um problema. Em entrevista ao site IGN,
Tretton afirmou que após o sucesso do PlayStation 2, teria sido mais
fácil fazer uma espécie de PlayStation 2.5, mas a Sony tinha planos
muito mais ambiciosos. Isso trouxe muitos custos à companhia, que
acabaram por aumentar o preço do console no lançamento.
"O
período do PS2 para o PS3 foi o mais intenso da minha carreira, pelo
menos na Sony. Tivemos um sucesso estrondoso com o PS2; acho que
tínhamos mais de 60% ou 70% do mercado a nível mundial. Era a plataforma
mais bem sucedida da história, como é que se faz um sucessor disso? O
mais fácil teria sido criar um PlayStation 2.5; algo que fosse melhor
mas que mantivesse a mesma linha,"disse Tretton. Após a
PlayStation 3 ter sido lançado, a Sony também teve que enfrentar o
Xbox 360, um console mais barato e que já estava no mercado há um ano.
"Possivelmente foi o cenário de lançamento mais complicado que podiamos
imaginar, sabendo que o Xbox 360 já estava disponível e que o seu
console era muito mais caro do que queria".
Outro problema revelado por Tretton, passava
pelo fato dos designers do PlayStation 3 em Tóquio estarem decididos
sobre a forma como o console devia funcionar em termos técnicos, não
aceitando qualquer tipo de feedback. Para ele tudo foi mais
complicado, já que ele foi nomeado presidente da SCEA poucos meses antes do
lançamento do PlayStation 3. Na entrevista Tretton comparou esta
situação com "ser nomeado capitão do Titanic momentos antes de bater
no iceberg".