O PlayStation 4 Pro “não é o início de uma nova geração nem é um
console que vai atenuar a linha entre as gerações,” afirmou Mark Cerny,
arquiteto de sistema da PlayStation. Em declarações para o PlayStation Blog, Cerny explicou como é que o PS4 Pro vai coexistir com o PlayStation 4 atual.
“No
início de uma geração há muitos ajustes e aprendizagem enquanto os
criadores mergulham nas ferramentas e tecnologias que fornecemos.
Isso é excelente porque lhes permite criar novos tipos de jogos
inteiramente novos, mas ao mesmo tempo há um certo custo associado a
isso. Com a chegada do PlayStation 4 Pro no meio de uma geração
significa que o nosso alvo é levar toda a experiência do PS4 a um novo
nível e fazê-lo sem o tipo de ruptura que passar para uma nova geração de
consoles proporciona.”
“Para o novo conteúdo de jogos o novo
console é apontado primariamente a uma fidelidade gráfica mais elevada e
framerates mais suaves. Isto são excelentes áreas para nós nos
concentrarmos porque não alteram o fundamental da jogabilidade. A visão
do criador é apenas representada de uma forma mais rica,” continuou. “Estamos trabalhando arduamente para assegurar que o PS4 continua uma comunidade
unificada e única. Os jogos são obviamente jogáveis nos dois consoles.
São os mesmos discos e downloads, a mesma comunidade online e a maior
parte da nossa experiência de jogador é bastante parecida.”
“A
principal diferença é que no PS4 Pro demos aos criadores uma
oportunidade de tornarem seus jogos mais impactantes e mais imersivos.
Estou muito ansioso em ver como os criadores tirarão vantagem de
tudo isso.” Cerny diz que o suporte dos criadores à PS4 Pro tem
sido excelente, como revelou, por exemplo, Jan-Bart Van Beek, diretor de arte na Guerrilla Games. Ele disse que o PlayStation 4 Pro é “cerca de duas vezes mais poderoso” que o PlayStation 4 atual.
Van Beek explicou que o novo console “é cerda de duas vezes mais
poderoso, aliás provavelmente até um pouco melhor, e há também um boost
adicional na CPU por isso é um pouco mais rápida aí também. Pode-se
fazer coisas muito próximas do 4K, e isso é uma conquista incrível.
Olhando para o nosso próprio jogo [Horizon: Zero Dawn], já tem um
aspecto muito bom a 1080p, mas agora a 4K é muito, muito vibrante e
refinado. Há também algumas peças de hardware extra que são
muito inteligentes, refinamentos muito bons,” acrescentou Al
Hastings da Insomniac. “Além das melhorias 2X no poder do GPU, há também alguns ajustes que ajudam a alcançar aquele nível de fidelidade a 4K.”
O PS4 Pro tem um GPU de 4.2 TFLOPS melhorado face a GPU de 1.84 TFLOPS
do PlayStation 4 normal. Também se beneficia de uma CPU melhorada, apesar de
os 8GB de memória GDDR5 permanecerem os mesmos.