Satoru Okada: " Na Nintendo todos odiavam a ideia do Nintendo DS" !!

Satoru Okada, que trabalhou como Diretor geral da equipe de Pesquisa e Desenvolvimento da Nintendo antes de se aposentar em 2012, revelou mais algumas curiosidades à revista Retro Gamer (via Kotaku). Além da história de ter mudado o rumo da história do Game Boy, Okada contou que ninguém da equipe gostou da ideia do Nintendo DS quando ela foi proposta. Se não tivessem optado por ela, provavelmente a Nintendo teria produzido um sucessor do Game Boy Advance.


Okada explicou que a sua equipe já estava começando a desenvolver um novo portátil com o nome de IRIS, e não havia planos sequer de adicionar uma segunda tela. "Depois do Game Boy Advance SP, estivemos trabalhando no modelo seguinte. O nome para este próximo Game Boy seria IRIS, como a flor. A explicação para esse nome é simples: já que ia ser a quinta geração do Game Boy, escolhemos o símbolo de Maio (o quinto mês do ano). No jogo de cartas Hanafuda, o mês de Mario é simbolizado com a íris. O desenvolvimento do projeto, avançava a um ritmo muito bom quando algo inesperado aconteceu."

Satoru Iwata, que naquela época já era Presidente da Nintendo, tinha recebido uma chamada do seu antecessor, Hiroshi Yamauchi. "O presidente Iwata veio me ver," contou Okada. "E me disse o seguinte,'Falei com Yamauchi por telefone e ele acha que o console deve ter duas telas, como o Game & Watch'. Todos estavam cientes disso, mas o que as pessoas não sabiam é que nessa altura todos odiávamos a ideia. Achávamos que isso não faria sentido". Okada explicou que tentou fazer Iwata ver que esse modelo de console era errado, mas para o presidente, o projeto do Nintendo DS era indestrutível.

Uma vez que o DS teria que competir na época com o PSP da Sony, o fato de ter uma segunda tela acabou por dar à Nintendo uma grande vantagem no mercado. Enquanto o Nintendo DS vendeu 150 milhões de unidades, o PSP vendeu a metade disso. Tendo em conta o sucesso do portátil da Nintendo, Okada não teve outro remédio que não admitir seu erro, "Iwata tinha razão ao rejeitar a minha ideia e a ideia de Yamauchi acabou por trazer excelentes resultados," concluiu.