
A informação veio de Matthew Everingham, colaborador do site Speedhunters (um portal de cultura automotiva ligado à EA), que afirmou no Instagram que a editora “engavetou Need for Speed”. Como consequência, o site teria perdido seu financiamento - o que explica seu abandono desde abril de 2025.
A corrida parou?
Speedhunters era um projeto paralelo, mas fazia parte da engrenagem promocional da franquia. Sem novos conteúdos e com a equipe da Criterion Games alocada em Battlefield 6, o silêncio em torno da série já começa a falar mais alto.
Mesmo após o lançamento de Need for Speed Unbound em 2022 - que teve recepção crítica mais positiva - as vendas aparentemente não empolgaram a EA a ponto de justificar uma sequência imediata.
Em 2023, a Criterion foi transferida para o grupo EA Entertainment e, desde então, passou a trabalhar diretamente em Battlefield 6, ao lado da DICE e Ripple Effect. A EA até chegou a dizer que a franquia de corridas ainda faria parte do seu portfólio, mas nada concreto foi anunciado até agora.
A maior pausa da história da série
Se 2025 terminar sem um novo jogo, essa será a maior pausa da série desde 1994 - sim, mais de 30 anos de história e nenhuma sequência anunciada. Pra piorar, a EA revelou que vai desligar os servidores de Need for Speed: Rivals no dia 7 de outubro de 2025, encerrando o suporte online do jogo de 2013. O modo offline continuará jogável, mas os recursos multiplayer e conectados à EA serão desativados.
Ainda há esperança?
A EA afirma que Need for Speed “voltará de formas novas e interessantes”, mas tudo indica que essa volta está longe. Com a publisher priorizando seus projetos AAA de maior retorno - como Battlefield -, a lendária franquia de corrida vai ficando na garagem, à espera de uma nova chance de acelerar.
Comentários