A alta de preços da Microsoft não está atingindo apenas os jogadores - até os kits de desenvolvimento do Xbox estão subindo de valor.
De acordo com informações obtidas por Tom Warren, do The Verge, a empresa começou a aumentar o preço dos dev kits de US$ 1.500 para US$ 2.000, um salto de 33%. A mudança vale não só para os Estados Unidos, mas também para outras regiões do mundo.
Em comunicado enviado aos desenvolvedores, a Microsoft explicou:
“O ajuste reflete os desenvolvimentos macroeconômicos. Continuamos comprometidos em fornecer ferramentas e suporte de alta qualidade para seus esforços de desenvolvimento.”
Esse aumento segue a mesma linha dos reajustes aplicados aos consoles Xbox desde 2020 - e vem logo após a empresa anunciar também um aumento de 50% no preço do Xbox Game Pass Ultimate.
Embora a Microsoft ainda não tenha se pronunciado publicamente sobre o impacto dessa mudança, o aumento pode acabar afetando estúdios menores, especialmente os independentes, que dependem desses kits para criar e testar seus jogos.
Resta saber se esses custos adicionais acabarão refletindo no preço final dos games ou se a empresa pretende oferecer algum tipo de compensação ou incentivo aos desenvolvedores.
O que este relatório não considera:
- A partir de hoje, o programa ID no Xbox fornecerá um devkit #XboxSeries gratuitamente.
- Desenvolvedores que não precisam de capacidade extra de processamento podem usar seu console Xbox Series local como um devkit.
- O GDK (kit de desenvolvedor de jogos) é gratuito no GitHub e oficialmente suportado pela MSFT. Um desenvolvedor pode começar a usar o GDK sem precisar solicitar um ID no Xbox ou gastar dinheiro antecipadamente.
Comentários