Segundo o jornalista e insider Jez Corden, a Microsoft estaria desenvolvendo um sistema de emulação que permitiria rodar jogos selecionados de Xbox nativamente em dispositivos Windows, incluindo o recém-lançado ROG Xbox Ally.
Durante o Xbox Two Podcast e na Xbox Era Discord, Corden comentou que a tecnologia poderia fazer o Xbox Ally se sentir “mais como um Xbox” até o final de 2025 ou início de 2026. A emulação permitiria rodar alguns jogos de Xbox, similar ao programa de retrocompatibilidade do Xbox 360, embora nem todos os títulos estejam garantidos no lançamento, já que licenças de publishers e desenvolvedores precisariam ser aprovadas.
Atualmente, o Xbox Ally funciona como um PC com Windows 11 que exige configuração manual para rodar jogos de forma ideal. A nova emulação pode aproximar a experiência de jogo portátil à de um console Xbox, tornando o dispositivo mais integrado à família Xbox.
O ROG Xbox Ally, lançado em 16 de outubro de 2025, tem duas versões: o padrão e o Xbox Ally X, voltada para hardware de ponta. A parceria entre a ASUS ROG e a Microsoft busca oferecer uma experiência portátil com toque de console, e a emulação poderia ser a chave para consolidar esse conceito.
Corden alertou que tudo ainda é rumor, mas a notícia reacendeu discussões sobre o futuro da portabilidade, compatibilidade e convergência entre consoles e PCs na linha Xbox.
Comentários