Essa era óbvia.
Em entrevista no ano passado, Motomu Toriyama, um dos diretores do esperadíssimo Final Fantasy XIII, disse que a versão do 360 seria desenvolvida apenas após o término da versão PS3. Tal comentário causou estranheza. Ora, desenvolver todo um jogo apenas após a finalização do outro é muito mais demorado que otimizar os parâmetros da engine de modo que ela se adeque confortavelmente a todos os consoles alvos. A declaração de Toriyama pareceu, portanto, mais uma forma de tranquilizar a imensa base de fãs do PS3 que estava furiosa com a perca da exclusividade de sua mais emblemática série.
Em Março de 2008, a poucos meses do bombástico anúncio, o criador da Crystal Tools - engine gráfica de FFXIII - disse que a ferramenta foi desenvolvida a ser 100% multiplataforma e portanto sua biblioteca base era baseada na usada por jogos de PC. Ele afirmou também que FFXIII rodaria no Xbox 360 de forma tranquila e com apenas alguns ajustes.
Hoje Yoshinori Kitase - que ao lado de Hironobu Sakaguchi, que já deixou a Square, e Tetsuya Nomura, é o mais importante nome da série Final Fantasy - declarou que os trabalhos básicos de Final Fantasy XIII estavam sendo executados de modo SIMULTANEO no Playstation 3 e Xbox 360.
Segundo Kitase a declaração do ano passado havia sido parcialmente mal compreendida. Apenas os toques finais da versão do 360 é que só seriam dados após o término da versão PS3.
O que isso quer dizer? Quer dizer que Final Fantasy XIII está sendo construído do chão pensando na sua adaptação aos dois consoles só que apenas o Ps3 está recebendo polimento, correção de glitches gráficos e bugs. Essa parte de finalização só será dada a versão do 360 após o lançamento japonês do game, o que é um procedimento completamente razoável.
Já escuto fogos de artíficios nas praias verdes e reclamações e xingamentos nas ilhas negras.
Uma pena, já que os DOIS lados deveriam ficar felizes. O desenvolvimento simultâneo significa que nós, que não faamos japonês, não teremos que esperar mais de 6 meses por Final fantasy XIII, independendo do console. Seja PS3, seja 360, o desenvolvimento simultâneo faz todos sairem ganhando.
Pensem nisso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário