E3 2009: Square-Enix confirma primeiros detalhes de Final Fantasy XIV

Durante uma breve conferência para a imprensa na E3, a Square-Enix revelou alguns dos primeiros detalhes de Final Fantasy XIV, novo título online da série recém-anunciado durante a conferência da Sony, no último dia 2.

De acordo com os representantes da Square-Enix, FF XIV, até então, será lançado apenas no PlayStation 3 e no PC. Entretanto, a equipe de desenvolvimento considera outros hardwares, incluindo o Xbox 360. A produtora garante que haverão poucas conexões em relação ao outro game online, Final Fantasy XI, a não ser alguns tipos de raças similares. E, por falar em Final Fantasy XI, a companhia garante que o jogo não será descontinuado com a chegada do capítulo XIV e que ainda há mais um ano pela frente de atualizações e conteúdo inédito. Final Fantasy XIV está em desenvolvimento há cerca de 4 ou 5 anos e será, realmente, um MMORPG.

Falando sobre influências de outros MMOs, a S-E fala que herdará os elementos casuais de tais títulos, como World of Warcraft, para atrair um público menos acostumado com o gênero. Apesar disso, a intenção é de criar um game que não se pareça mais um clone de WoW. Quando perguntados pelo sistema de combate, os representantes da empresa não puderam revelar nada.

Sobre o lançamento, o time de produção revelou que é planejado o lançamento simultâneo em todo o mundo, incluindo território japonês, americano, alemão e francês. Os servidores serão mundiais e serão interligados entre PS3 e PC, bem como entre as regiões. Uma fase beta poderá começar em breve, com convidados sendo selecionados a dedo, talvez alguns jogadores mais assíduos de Final Fantasy XI participem desta fase de testes.

A Square-Enix promete tornar o game uma experiência única para aqueles que já jogaram outros MMORPGs, mas com elementos nunca antes implementados em outros jogos do tipo. A decisão inicial era de fazer Final Fantasy XIV o melhor de toda a série, mas a decisão acabou mudando por torná-lo um MMO, mas ainda assim com a meta de produzir um dos melhores games de todos os tempos. A decisão de criar FF XIV ao invés de continuar a desenvolver FF XI como um título online partiu do princípio que os jogadores pediam uma versão do capítulo XI para o PlayStation 3 (o game saiu para PS2, 360 e PC), mas isso demandava uma programação do zero. Com isso, foi decidido produzir o game para o console mais novo da Sony.

Sobre o trailer exibido durante a conferência da Sony, a Square-Enix garante que algumas cenas são pré-renderizadas (ou seja, CG), mas que há outras cenas in-game durante a prévia, como a parte em que se desenrola uma batalha. Na mesma cena, vemos diversos inimigos e outros jogadores lutando contra monstros. De acordo com a produção, essa cena reflete o que é esperado para o sistema de combate, entre muitos contra muitos e um contra muitos.

Para quem joga Final Fantasy XI, uma má notícia: os personagens não poderão ser exportados de um jogo para o outro. Entretanto, a lista de amigos so serviço PlayOnline poderá ser reutilizada.

Quanto à jogabilidade, espere por uma diversidade de opções. A produção espera ter opções para o jogador se aventurar em missões solo, com um grupo, por 40 minutos, durante todo o dia. Haverá conteúdo para todos os gostos. Para aqueles que são novatos no gênero, a Square-Enix garante que Final Fantasy XIV será uma boa opção de iniciação, já que o mundo e a história irá mexer profundamente com quem joga.

Finalizando, ainda não há nenhum dado concreto sobre o custo do game, se ele terá uma taxa mensal ou se será gratuito para jogar, exigindo apenas a compra do jogo original.

Nenhum comentário: