Análise - Metal Gear Solid 4 [PS3]

O pessoal do site Harcoregaming publicou um Review de Metal Gear Solid 4. Eu como Fã número 1 de Solid Snake consegui agora por esses dias começar a joga-lo. É uma Obra Prima!! Li o Review e concordo 98% com o que eles escreveram. Vou transcreve-lo aqui pra vocês com as minhas modificações, mas parabéns a galera do HCG pelo Review!!

metal-gear-solid-4

Produtora: Kojima Productions Distribuidora: Konami

Gênero: Ação Plataforma: Playstation 3

O Fim(?) de uma Saga

metal-gear-solid-4x

Desde os primeiros minutos fica claro que Metal Gear Solid 4 é, antes de mais nada, uma grande homenagem de Kojima a sua própria obra. A música melodramática, os diálogos com referencias auto-indulgentes aos episódios anteriores… Kojima deixa claro que acha sua série o melhor biscoito do pacote. E ele tem razão Os fãs de Snake compartilham a mesma ideia de Kojima e por isso se arrepiam a cada frase de efeito do velho soldado.

Há que se destacar, entretanto, que a história de MGS4 é realmente excelente. Kojima cria uma trama que mistura as clássicas divagações da série sobre guerra, dever e existência à grandes e absurdas sequências de ação, além de humor non-sense tipico dos animes. Em clima se assemelha um pouco ao clássico Evangelion.

Os personagens são carismáticos, o jogo consegue fazer com que o jogador, especialmente os fãs do primeiro Metal Gear Solid, se importem com seus destinos. As relações humanas são bem costuradas e há espaço até mesmo para uma bela parábola entre a relação pai e filho. A exposição da busca pelo sentido da vida, tão explorada em MGS2, volta com força total no “derradeiro” episódio de Snake.

As cenas, sejam de ação sejam de diálogos, são muito bem dirigidas e emulam com perfeição o clima de um grande filme. Algumas sequências são verdadeiramente emocionantes e entram direto na lista de cenas memoráveis dos videogames.

É uma história verborrágica, por vezes superdimensionada, mas é contada com classe e com um elenco de personagens excepcional. Sem dúvida um roteiro acima dos concorrentes.

Visões de um Veterano

metal-gear-solid-4-guns-of-the-patriots-20070920004531660

Muito se falou do visual de MGS4 e a maioria do falatório é injustificado. O jogo é muito bem feito e os gráficos são capazes de impressionar aqueles acostumados á atual geração.

Na melhor tradição japonesa o destaque positivo é a bela modelagem de personagens que é uma das melhores da geração. Snake, e suas rugas, foram criados com incrível detalhamento. O ótimo character design de Yoji Shinkawa colabora para esta sensação que é finalizada com boas expressões faciais e uma incrível animação de personagens.

O saldo final é positivo já que (para mim) todos os elementos dos cenários, os personagens e o foco da aventura, são fantásticos.

Sons da Melancolia

mgs4naomi

A trilha sonora de Metal Gear Solid é tradicionalmente incrível e neste episódio não é diferente. Neste jogo ela está menos épica, abraçando o clima melancólico e finalista que permeiam a aventura.

A dublagem também é muito boa, especialmente os trabalhos de Debi Mae West (Meryl), Jennifer Hale (Naomi) e Paul Eiding (Roy Campbell). Sem contar as atuações de Christopher Randolph (Otacon) e de David Hayter como o agora melancólico Old Snake, .

Cansaço do Soldado

MGS4_20080613_screen008

Metal Gear Solid é, para mim, um dos jogos mais memoráveis da história. Seu level design era simplesmente estrelar e em 1998 estava claramente a frente do seu tempo. Em 2008 Metal Gear Solid 4 demonstra que 10 anos fazem diferença e o que já foi genial se torna óbvio. O modo como o stealth é executado não é muito diferente daquele que conhecemos no primeiro PlayStation e o octocamo é apenas uma evolução natural das camuflagens de Snake Eater. Isso não é dizer que a jogabilidade do jogo é ruim, ela é apenas levemente datada.

O jogo foca bastante na ação e ela foi melhorada. Os tiroteios estão mais agradáveis e há uma grande variedade de armas. O confronto contra os chefes é agradável mas nenhum deles possui um décimo da genialidade do confronto com The End (MGS3), Psycho Mantis ou Ocelot (MGS). Coisas de Fã !!

Como pontos positivos estão os momentos de “jogabilidade alternativa” que são muito, mas muito bem executados. Normalmente jogos de ação tem trechos em veículos, de rail shooter ou coisas semelhantes e eles passam sempre a impressão de terem sido feitos de modo displicente. Não é o caso de MGS4. Pilotar o MG Rex é incrível e as sequências de rail shooter também são agradáveis. Além disso o confronto final com Ocelot, apesar de não ser profundo ou desafiador, é bem executado e cria um desfecho dramático bem integrado com a jogabilidade.

Um grande problema para alguns em MGS4 é a extensão das cenas não interativas. Elas são frequentes e de durações enormes criando longos trechos sem a possibilidade de interação do jogador. O que deveria ser um jogo com traços cinematográficos torna-se um filme com traços de games. Dependendo a velocidade com que você conclua o jogo, o tempo de jogabilidade pode ser, efetivamente, MENOR que o tempo que você passa assistindo! Mas para quem acompanha a saga de Snake que se desenrola a 20 anos, isso não atrapalha, porque você quer, SIM, saber o que aconteceu ou vai acontecer com aqueles personagens que você se acostumou a torcer por eles.

Conclusão

MGS-goodbyesnake

Metal Gear Solid 4 é um belo jogo e um grande presente de Kojima para os fãs da série. É auto-indulgente ao extremo e o exagero de custcenes não prejudica a experiência, para os fãs da série, e sua bela história é uma força motriz capaz de prender o “jogador”. Metal Gear Online é um bônus interessante, no novo trabalho de Kojima criou.

A conclusão final é de que, Metal Gear Solid 4 é mais um ótimo episódio da série, indispensável para os fãs e um dos melhores exclusivos do PS3. Resta apenas torcermos que Kojima tire Snake da prometida aposentadoria. Porque Metal Gear sem Snake, não é Metal Gear.

Pontos a Ressaltar

+ Excelente história

+ Personagens carismáticos psicologicamente e visualmente

+ Ótima trilha sonora e clima finalista

+Cutscenes não deixam de explicar nada do jogo

Notas

Apresentação: 10,0

Gráficos: 10,0

Som: 10,0

Jogabilidade:10,0

Diversão: 10,0 (x2)

Média: 10,0

Nenhum comentário: