Newell: Vamos deixar os fãs financiarem os games

Gabe Newell, co-fundador e diretor de desenvolvimento da Valve, revelou em uma vídeo entrevista ao Good Game que ele acha que as comunidades deveriam financiar os games ao invés das grandes distribuidoras.

Confira o que Newell disse na entrevista sobre sua idéia:

Uma das áreas que mais me interessam agora é o financiamento dos jogos por parte da comunidade. Agora mesmo, o que tipicamente acontece é que você tem o orçamento – necessariamente grande, tem que ser de $10m – $30m, e deve estar disponível desde o início do projeto. Há um risco enorme associado ao dólar e as decisões devem ser incrivelmente conservativas.

O que eu penso que seria muito melhor seria se a comunidade pudesse financiar os games. Em outras palavras, ‘Ei, eu realmente gostei da idéia que vocês tiveram. Eu serei um investidor inicial e, como resultado, receberei meu retorno, mas eu também irei levar uma cópia do game.’

Pense em financiamento hoje como algo que ocorre entre a distribuidora e a desenvolvedora… Ao invés disso teríamos o financiamento vindo da comunidade de jogadores que gostam do conceito do jogo em questão.

A idéia parece revolucionária, mas deixa no surpreender já que vem da Valve. Se trata de uma das desenvolvedoras que mais recebe apoio dos fãs. Quem sabe no futuro Gabe consiga pôr em prática o seu plano.

Nenhum comentário: