Sistema de cartões no PES 2010 !!

No futebol, apenas o esquema tático dos times não é suficiente para reproduzir um jogo. Temos que levar em conta as características individuais dos jogadores. Por exemplo, você pode estar jogando num 4-3-3, com um centro-avante enfiado na área. Se esse centro-avante for o Adriano, você sabe que ele vai ficar na área e trombar com os zagueiros. Se for um Luis Fabiano, você espera que ele saia mais da área pra ajudar a construir as jogadas e criar espaços para outros atacantes. Ou seja, a característica individual é importantíssima para o realismo do jogo.

http://www.pesnext.com/images/contents/pes2010_home.jpg

Porém, o treinador poderia pedir pro Luis Fabiano ficar dentro da área ou pedir ao Adriano pra sair da área. Faz parte. E isso, às vezes, resolve uma partida. E são exatamente essas possibilidades que o Sistema de Cartões no PES2010 espera criar. Cada jogador, poderá ter uma série de cartões. Cada cartão definindo um comportamento. Esses cartões poderão ser ligados ou desligados, dependendo da necessidade do time.

imagem

Suponha que você tenha um Beckham no time. Quer dizer, um cara que tem muita habilidade pra cruzar bola na área muito bem. Até o PES2009, essa habilidade no cruzamento simplesmente fazia com que o cruzamento dele fosse bom, mas não mudava nada na forma dele jogar. Mas um jogador como o Beckham, é melhor aproveitado se ficar na lateral do campo, recebendo a bola livre para mandar pra área. Nesse caso, existe um cartão “Early Cross” (cruzamento cedo) que, quando habilitado, faz com que o jogador se posicione na lateral e fuja da marcação para receber a bola e cruzar na área. Então, ao habilitar esse cartão para o Beckham, a CPU irá fazer com que ele sempre tente se posicionar para receber a bola na lateral, e quando o fizer, outros jogadores já irão pra área pra cabecear a bola.

http://m.mygames.pt/MediaCenter/media/images/ezine/pes2010_e3_3_small.jpg

Basicamente, cada cartão representa uma forma de um jogador se mover, se posicionar ou se comportar dentro de campo. Diferentemente das habilidades tradicionais, os cartões podem ser habilitados em qualquer jogador. Mas isso não vai aumentar a habilidade de ninguém. Se você habilitar o “Early Cross” pro Gilberto Silva, ele vai se posicioar para cruzar a bola, mas o cruzamento será um lixo porque ele não tem uma boa técnica para realizar esse tipo de jogada. Mas a possibilidade de habilitar o cartão ou não, faz com que a gente se aproxime mais ainda do que é um técnico de futebol. Pois uma coisa é falar ao jogador: “você vai ficar na direita” (PES2009 pra trás). E outra coisa é falar: “você vai ficar na direita, mas quando tivermos a posse de bola, tentará se posicionar sempre para cruzar a bola na área”. Isso é o objetivo do sistema de cartões no PES2010.

Segundo Adam e Suff, os dois caras da WENB que testaram o jogo, os cartões realmente funcionam e têm um efeito visível no comportamento dos jogadores. Não é algo apenas da boca pra fora por parte da Konami.

Mais um exemplo bacana: você está jogando com o Barcelona e o Daniel Alves está na lateral direita. Ele tem um cartão “Overlapping run” (avanço pelas costas) habilitado. Esse cartão faz com que o lateral sempre suba ao ataque para receber a bola na ponta. Porém, imagine que você teve um jogador expulso. O que vai fazer? Vai deixar o Daniel jogando livre e subindo toda hora? Ou então você pode desabilitar o cartão “Overlapping run” e mandar o Daniel ficar mais na defesa. Muito bacana mesmo!

imagem

Você então sempre terá a escolha de habilitar ou desabilitar os cartões durante a partida. Como técnico, você que decide como seu jogador se movimenta em campo. É sua opção. Os jogadores serão mais defensivos ou não individualmente se você quiser. Isso aumenta muito a estratégia, dando flexibilidade ao time em muitas situações. Nenhuma partida mais será a mesma, e pessoas diferentes controlando o mesmo time podem ter respostas bem diferentes de cada jogador. Existirão outros tipos de cartões, como os cartões de habilidades (Goleador, Goleador 1-1, Chute de fora da área) que não devem ser desabilitados pois eles definem habilidades e não comportamentos.

imagem

É galera parace que a disputa entre FIFA e PES vai ficar boa,por que no fifa teremos construções de jogadas ensaiadas com bola parada agora o pes com esse sistema de cartões fazendo seu time ainda mais tatico e tecnico ,a briga vai ser boa mesmo e quem ganho é claro somos nos gamers !!

Nenhum comentário: