O promissor serviço Rock Band Network tem detalhes divulgados

A Harmonix começou a revelar os primeiros detalhes do funcionamento de Rock Band Network, novo serviço para os títulos da franquia que permite que artistas produzam e lancem suas músicas por conta própria na loja online do jogo. Apesar de promissor, o serviço desperta curiosidade, por conta das possibilidades permitidas. Mas a produtora deixa claro que o Rock Band Network não é para amadores, e sim direcionado a músicos profissionais, acostumados com programas de composição de notas e manuseio de arquivos MIDI. Segundo a produtora, usuários de primeira viagem deverão levar entre 20 e 40 horas para terminar uma música inteira.



Existem quatro passos principais para colocar uma música na Rock Band Network Store. O processo mais importante - e o central - será compor a música com as notas coloridas, típicas do game. Para isso, a Harmonix criou a parceria com uma rádio chamada Reaper, para criar um programa da edição. O programa é, basicamente, o mesmo usado pela Harmonix para lançar músicas nas lojas online dos consoles. O programa permite a edição para quem está familiarizado com editores de MIDI, mas não de forma muito simples, e leva tempo para se acostumar. É possível mixar e manipular o áudio das músicas através do programa. Para terminar sua música, é preciso criá-la em todos os níveis de dificuldade.



O próximo passo é importar a música para o Magma, programa que converte o áudio e as notas em uma música jogável de Rock Band. O Magma automatiza alguns processos, como ângulos de câmera, focalizar em um determinado músico (dentro do jogo), e outros elementos. Há alguns pontos que a Harmonix não permitirá editar, como sincronia com os lábios do cantor e a utilização do periférico de efeitos de luz e fumaça, vendido para Rock Band separadamente. A intenção é de impedir que os compositores abusem deste periférico, que tem uma utilização limitada.



O Magma também é o responsável por inserir detalhes na canção, para que ela possa ser enviada ao servidor com todas as informações possíveis, como nome, autor, capa, preço, gênero, sub-gênero e dificuldade. O Rock Band Network não terá músicas gratuitas, por isso, os compositores escolherão se querem cobrar um, dois ou três dólares (80, 160 ou 240 Microsoft Points). O número de sub-gêneros foi expandido no serviço, que agora conta coisas como nu-jazz, trip rock e hip-hop. A partir do momento em que a música está pronta, o Magma converte o arquivo em uma extensão .RBA (Rock Band Audition), preparada para ser utilizada no Xbox 360. A Harmonix adverte que o Magma não possui compatibilidade com Mac, pois utiliza o Games for Windows Live, sendo possível apenas na plataforma Windows.

Com a música pronta e enviada para os servidores do Rock Band Network, ela será jogável no Xox 360 a partir do modo Audition Mode, que surgirá a partir de uma atualização via patch. A opção ficará visível para todos os jogadores de Rock Band 2, mas só membros da XNA Creator's Club poderão acessar o serviço para tocar, testar e revisar suas canções. A música percorrerá como uma canção do Rock Band normal, mas com opções a mais, como avançar e retornar, modificação de velocidade, e coisas do tipo. Isso permitirá analizar a música microoscopicamete e corrigir eventuais erros.



Quando lançada, a Rock Band Network Store trará cerca de 100 canções na primeira semana, além de pequenas versões demonstrativas. Cada música "demo" terá cerca de um minuto ou 35% do seu conteúdo total. Ao tocar, a pessoa terá as opções de comprar, terminar ou apagar a demo do HD. Além disso, o menu de organização das músicas será muito mais amigável e personalizável do que o atual da Rock Band Store. Apesar de serem produdizas utilizando um Xbox 360, as canções também serão disponibilizadas no PlayStation 3. Entretanto, é possível que nem todas saiam na plataforma da Sony, a escolha ficará a cargo do artista. Os jogadores do Wii, entretanto, não poderão utilizar a Rock Band Network, pois a Nintendo não permite atualização de jogos via internet.



A Harmonix diz ainda que cada artista receberá 30% do valor cobrado por cada música vendida, o restante vai para a Harmonix e para as empresas dos respectivos consoles. Os artistas que quiserem entrar na Rock Band Network precisam apenas de: Uma cópia do Rock Band 2 para Xbox 360, um console Xbox 360, pagar uma mensalidade de US$ 100 para o Creator's Club e pagar uma licença do programa da rádio Reaper.

Por enquanto, o Rock Band Network está em fase beta de testes fechados, mas uma fase aberta está prevista para a metade de outubro. A Rock Band Network Store estará totalmente disponível a partir de novembro deste ano, para Xbox 360 e PlayStation 3.

Nenhum comentário: