Valve comenta boicote ao Steam por outras distribuidoras online !!

Em uma entrevista cedida ao site britânico "GamesIndustry", Jason Holtman (diretor de desenvolvimento de negócios da Valve) comentou o incidente em que muitas distribuidoras online se recusaram a comercializar Call of Duty: Modern Warfare 2 por conta da integração com o Steamworks, um conjunto de ferramentas que permite a qualquer desenvolvedor usar os componentes do Steam: conquistas desbloqueáveis, comunidade virtual, e aí por diante. GamersGate, Direct2Drive e Impulse estão entre as distribuidoras que rejeitaram o jogo de tiro em primeira pessoa da Infinity Ward.

http://tech2.in.com/media/images/2008/Feb/img_50421_steam_450x360.jpg

Segundo Holtman, "Nas nossas mentes achamos que se você está fazendo um bom jogo e tem os serviços que um consumidor quer, ele deveria estar no máximo de canais possível. Se você tem um bom portal e é bom em coletar dinheiro da galera, e atraí-la, não há razão para que você não o faça. Tentamos fazer nossos serviços que desenvolvedores e nossos clientes querem. Se outro distribuidor quer oferecê-los ou não, não temos uma palavra nisso, isto é entre a Activision e outros distribuidores online".

Na ocasião, a Direct2Drive chegou a comparar a Steamworks com um "cavalo de Troia", acusação que Holtman desmereceu: "o interessante é que estes jogos que têm funções Steamworks neles são realmente feitos para ser o que os consumidores querem. As desenvolvedoras estão escolhendo as funções que tornam seu jogo melhor. Não há serviço onde existem funções que você tem que ter, os estúdios estão escolhendo entre elas. Tem muitos jogos que saíram em 2009 com o Steamworks, e teremos muito mais em 2010".

Nenhum comentário: