Reverie dá as respostas que você esperava de Castlevania: Lords of Shadow

Salve galera do Sussuworld!!



Eu sou o pior tipo de fã que uma série pode ter: aquele que se importa com a história. Personagens, cronologias e coisas do gênero. Por isso eu não pude resistir à tentação de comprar Reverie, o primeiro episódio para download de Castlevania: Lords of Shadow (Xbox 360, PlayStation 3). Porque eu sou o cara que consegue escalar toda a árvore genealógica Belmont de cabeça antes mesmo de chegar na metade do meu CPF. E porque, (in)felizmente, a aventura de Gabriel (o novo patriarca do clã segundo os espanhóis da Mercurysteam) lançada em 2010 termina com um “cliffhanger” danado.

Nessa primeira expansão, prometeram o seguinte em troca de US$ 10: o recapeamento do primeiro grande buraco deixado na história original; o que aconteceu com o herói trágico logo depois de ele ter derrotado o último chefe, que não será nomeado para não estragar a vida de ninguém? E é segundos depois desse confronto que ele ouve o chamado de Laura, filha da Rainha dos Vampiros, e Reverie começa.



O Capítulo XIII de Lords of Shadow retorna ao castelo de Carmilla (inclusive repetindo a primeira área) mas logo a ação passa para outro cenário. Uma antiga fortaleza dos fundadores da Irmandade da Luz – aqueles fundadores – erguida para aprisionar um demônio ancestral conhecido como “The Forgotten One”. Agora com os três Senhores das Sombras derrotados, o monstro conseguiu espaço para fugir de seus grilhões e, obviamente, o trabalho caiu no colo do herói do chicote de corrente. O nome dessa criatura fugitiva, aliás, é o mesmo do chefe secreto que Leon Belmont pode enfrentar em Lament of Innocence.

A missão é dividida em três partes relativamente curtas e terminá-las leva algo em torno de duas horas. Tudo o que você encontra no restante do jogo – batalhas, plataformas e quebra-cabeças – também aparece por aqui, mas não na mesma proporção. Curiosamente, Reverie estimula mais o seu cérebro do que os músculos dos seus dedos, o que é bom. Os puzzles são variados e interessantes, com resoluções muitas vezes longas, daquelas que dão trabalho e satisfação depois de concluídas. Mas não chegam a ser complicados demais. Coisa fina. As batalhas são poucas (e podem ser bem complicadas), e só há dois momentos Prince of Persia, sendo um deles por deveras emocionante, mas é tudo bem equilibrado.


Você ainda pode jogar com Laura em alguns poucos momentos de Reverie. Ela só tem três habilidades: disparar eletricidade das mãos, transformar-se em névoa (podendo, inclusive, atravessar grades) e sugar o sangue de monstros vulneráveis. Comparada com a agilidade ninja de Gabriel, a garota de dentes afiados tem a destreza de um tanque de guerra atolado. Divertido, mas nada sensacional.

Mas e a história? O ponto que realmente me fez ir atrás desse DLC. Ela, sem dúvida, dá as respostas que precisava dar, adiciona alguns elementos interessantes ao universo do jogo, mas peca em dois pontos. Um deles é a falta de entrosamento entre o Belmont e a vampira. A relação dos dois tem guinadas muito fortes – merecia mais cuidado e um desenvolvimento melhor. O outro é o final. E sobre ele não vou falar para não estragar a surpresa, mas confesso que não esperava o “To be Continued” na hora em que ele apareceu.

Contadas todas as estacas, alhos e garrafas de água benta, Reverie realmente vale o investimento se você gostou bastante da história e quer ver como continua a saga triste de Gabriel. Se for só pelo tempo extra de jogo, ele ainda compensa, mas não é uma recomendação certeira.

Reverie é o primeiro dos dois capítulos extras anunciados para Castlevania: Lords of Shadow, jogo produzido pela MercurySteam e Kojima Productions e lançado pela Konami para Xbox 360 e PlayStation 3 em 5 de outubro de 2010. Esse DLC (conteúdo via download) está disponível para PlayStation 3 (US$ 9,99 via PlayStation Network) e será lançado em breve para Xbox 360 (800 Microsoft Points via Xbox Live).

Um comentário:

Unknown disse...

Amigo, eu ja fechei o jogo no Paladin, achei q o capitulo XIII ia estar disponivel, mas vi que não. O que tenho que fazer então para jogar esse capitulo extra ??

Abraço