Por isso, Hartmann pensa que o Kinect e o PlayStation Move não se tratam de periféricos para alongar a vida dos consoles atuais, mas sim testes para averiguar como eles se integrarão na próxima geração.
Em entrevista ao Site MCV, Hartmann contou que, "Em vez de dizerem aqui está o nosso novo console, acho que eles já estão jogando para ver o que podem fazer. Este pessoal sabe como fabricar chips e usar a memória. Mas agora todos está à procura de inovação e do componente online, por isso estão testando. "
"Não se trata de um caso de ultrapassar o Wii, mas sim sobre aprender o que o Wii fez e tratar de levar isso para algum lugar. Quando a Microsoft fez o Xbox, acho que houve sempre planos para o Xbox 360. Foi apenas o primeiro Xbox, foi a máquina para chegar lá. A Microsoft era uma novata na área, por isso eles usaram p Xbox 1 para testarem. Agora trata-se do mesmo princípio."
Os últimos rumores sobre um possível PS4 apontam que o console inclua uma câmera semelhante ao Kinect integrada no seu próprio hardware.