Em primeiro lugar Kojima esclareceu que o jogo não faz parte da série Metal Gear Solid, embora os acontecimentos ocorram alguns anos após Metal Gear Solid 4: Guns of Patriots. Sobre a troca do nome, Kojima afirma que se deve ao fato de não ser um jogo da série Solid.
Sobre as alterações das mecânicas de cortar com a espada, agora parece que não podemos cortar tudo, conforme vimos nos trailer de 2010, onde Raiden até cortava melancias. Apesar de podermos cortar muitas coisas, Kojima afirma que o que tinham antes prejudicava o game design. Além das mecânicas, o jogo deve correr a 60FPS, pelo menos é esse o desejo de Kojima.
Kojima escreveu, "No antigo Rising havia uma protótipo no Kojima Productions que visualmente era parecido com Metal Gear, mas rodava a 30 frames por segundo e tinha uns controles complicados. Eu fiz um pedido à Platinum: 'Eu quero um Raiden que se mexa muito bem e suavemente a 60 frames por segundo".
Kojima também comentou sobre o cancelamento do primeiro Rising e a mudança para os estúdios Platinum. Foi dito que o jogo, como era um Spin-off, não era necessário estar o próprio Kojima, pois os fãs não iriam dizer, "Não será bom se não estiver o diretor". Então ele entregou a produção a uma equipe de jovens membros do Kojima Productions. Mas Kojima afirma que se lançassem o jogo, muitos iriam dizer que "Isto não é um Metal Gear".