A versão de FIFA 13 para o Wii-U não será igual às versões do PlayStation 3 e Xbox 360. Matt Prior, o produtor da versão do Wii-U, revelou que existem várias
limitações, mas também existem novidades que não vamos encontrar nos
outros consoles.
"Houve algumas melhorias no FIFA 13 que não conseguimos incluir no
jogo," disse Prior, referindo-se ao First Touch, Player Impact
Engine, drible de precisão e ao sistema de habilidades de FIFA Street.
Prior apresentou uma justificativa para não incluírem algumas destas
novidades. Transportar FIFA 13 para o Wii-U consumiu ao estúdio de
Vancouver cerca de 80% do seu esforço. Os 20% restantes
foram gastos em desenvolver as novas funcionalidades.
A equipe de Prior teve um período de 14 meses para conseguir
colocar o jogo rodando no Wii-U e a prepará-lo para o lançamento no dia
30 de Novembro. Entre as novidades da versão do Wii-U está uma mecânica que permite balançar o GamePad do Wii-U para chutar. Com isto, o jogo assume uma
perspectiva de primeira pessoa e deixa o jogador escolher na tela do
GamePad para onde quer chutar.
O modo Manager é outra das novidades. Na tela do GamePad será
possível comandar passes e arrastar jogadores para outras posições no
campo. Substituições rápidas também é algo possível no modo Manager,
mesmo quando estiverem jogando online. Ainda no modo Manager existe um sistema de moral, que deixa o
treinador criticar ou motivar os jogadores em campo para obter um
aumento no seu desempenho.
A utilização do GamePad não prejudica o desempenho de FIFA 13. No
Wii-U podem esperar os mesmos 60 frames por segundo do
PlayStation 3 e Xbox 360 e a mesma qualidade visual.