O Brasil já não está mais na periferia do mundo quando o assunto é o mercado de games
e todos já sabemos disso. Em poucos anos, nós ganhamos Steam, Xbox 360 nacional
e muitos outros avanços. As empresas começaram a nos levar a sério
e já temos até eventos de gente grande. Mas todo mundo gosta de ver
números para confirmar aquilo que já sabemos, então aí vai mais uma
pesquisa.
De acordo com a firma de consultoria GfK, a venda de jogos
oficiais no Brasil teve um crescimento de quase 150% entre janeiro de
2011 e janeiro de 2012. Esse crescimento acelerado, segundo a pesquisa,
acontece por causa da redução nos preços dos jogos em cerca de 27% no
mesmo período ? levando-se em consideração que se, em média, um jogo
custava R$ 200, agora custa entre R$ 150 e 170. Mas isso não faz a
porcentagem ficar entre 10% e 15%, e não 27%?
O mesmo estudo afirma que o Brasil vendeu 3,5 milhões de jogos, um faturamento estimado em R$ 350 milhões, entre janeiro e setembro deste ano. Um crescimento de 91% em relação ao mesmo periodo do ano passado. A venda de consoles também cresceu por aqui: 644 mil aparelhos (incluindo portáteis) foram vendidos nos primeiros 9 meses do ano ? um crescimento de 59% em relação ao período anterior.
De acordo com a GfK, o gênero favorito dos brasileiros é a ação, que representa 40% das vendas de jogos no país. Logo em seguida vem o esporte, com 18%. E eu não preciso nem dizer que a pesquisa só considera os dados oficiais de vendas nas lojas, descartando o mercado informal, cinza, importações e pirataria, preciso?
O mesmo estudo afirma que o Brasil vendeu 3,5 milhões de jogos, um faturamento estimado em R$ 350 milhões, entre janeiro e setembro deste ano. Um crescimento de 91% em relação ao mesmo periodo do ano passado. A venda de consoles também cresceu por aqui: 644 mil aparelhos (incluindo portáteis) foram vendidos nos primeiros 9 meses do ano ? um crescimento de 59% em relação ao período anterior.
De acordo com a GfK, o gênero favorito dos brasileiros é a ação, que representa 40% das vendas de jogos no país. Logo em seguida vem o esporte, com 18%. E eu não preciso nem dizer que a pesquisa só considera os dados oficiais de vendas nas lojas, descartando o mercado informal, cinza, importações e pirataria, preciso?
Fonte: Kotaku