Como vocês já devem saber, Dead Island foi proibido na Alemanha em sua forma
original, e por isso, o estúdio Techland não irá lançar Dead Island: Riptide por lá. O jogo foi censurado devido a "violência contra
personagens com aparência humana", mas bastava que os personagens não
fossem tão humanos que o jogo poderia ser vendido.
Mas o Diretor Criativo do jogo,
Sebastian Reichert, revelou em entrevista ao Site Pcgamesn que não
compreende esta decisão, e dá o exemplo de Gears of War."Estou preocupado pelo fato que se pode comprar, por exemplo, Gears
of War na Aleamanha, mas não Dead Island. Porquê, qual a diferença"?
"Os
inimigos em Gears of War são humanóides, e o que eles fazem... o jogo tem
grandes mortes, lança-chamas em cima deles, se pode colocar uma granada no boca do inimigo e puxar
gatilho, se pode incendiar o corpo todo... É isto que está na loja. E por isso não entendo a censura em cima de Dead Island Riptide".