Leslie Benzies, presidente da Rockstar North, explicou o motivo do lançamento de GTA Online só no dia 1 de Outubro.
Inicialmente, você poderá criar corridas e partidas "deathmatch". Mais tarde, a Rockstar irá disponibilizar novas ferramentas e novos conteúdos para o jogo. A Rockstar não quer saturar as pessoas com tudo de uma só vez, dizendo que é um
sistema complexo. A Rockstar quer que as pessoas aproveitem o
singleplayer antes de se aprofundarem no modo online, pois há muitas
mudanças em relação aos jogos anteriores da série.
Apesar da Rockstar lançar as duas coisas juntas, ela quer que GTA V e GTA Online sejam duas coisas distintas. "Nós queremos que ela seja conhecida como uma coisa diferente, uma coisa separada, que crescerá por si só. Será GTA Online; não faz parte de GTA V. Obviamente se passa na engine de GTA V, mas crescerá e evoluirá como algo único", diz Leslie.
GTA Online se passa um pouco antes dos eventos de GTA V. Segundo a Rockstar, nada do single-player será transferido para o online. Ela quer que você pense que terá um quarto personagem à sua disposição.
GTA Online será lançado com muitas missões, mas mas já foi confirmado que teremos novas missões, novos conteúdos, roupas, apartamentos e outras coisas lançadas posteriormente. A Rockstar verá onde as pessoas gastam mais de seu tempo no jogo para justamente investir mais naquele ponto. Haverá um pequeno download no dia 1º de Outubro para que os jogadores tenham acesso ao modo online, mas o tamanho do arquivo ainda não está decidido.