O criador de Mega Man, Keiji Inafune, concordou com a declaração de seu colega Shinji Mikami, que disse não ver diferença entre o poder do PlayStation 4 e do Xbox One. Segundo Mikami, o PlayStation 4 era superior ao Xbox One quando os consoles foram anunciados, mas hoje eles seriam iguais, talvez por conta das otimizações feitas pela Microsoft.
Algo parecido disse Inafune ao site da revista Edge. "Eu não acho que há uma grande diferença entre eles. Se você chegar até os pequenos detalhes, então talvez cada um seja melhor em uma coisa, mas isso realmente não impacta a maneira como você faz um jogo", disse o criador de Mega Man.
"Não é que o PS4 ou Xbox One sejam particularmente difíceis de desenvolver," acrescentou Inafune. "Muito pelo contrário, você pode fazer o que quiser em qualquer um, e isso deve ser suficiente para qualquer um."
Ao ouvir as opiniões dos desenvolvedores, a Edge concluiu que o PlayStation 4 e o Xbox One são igualmente fáceis de programar, mas a balança pode pesar a favor da Sony no quesito conveniência para os programadores devido às políticas de cada fabricante. Enquanto a Sony está apoiando os desenvolvedores independentes desde o começo, permitindo inclusive que eles publiquem seus jogos sozinhos, a Microsoft só agora começou a adotar uma postura semelhante após ouvir críticas ao Xbox One.
O site diz que algumas regras em relação à publicação de jogos ainda não estão claras no console da Microsoft, e não se sabe, por exemplo, como será o processo de avaliação dos jogos independentes e suas atualizações. E em um mercado onde jogos como Minecraft e League of Legends precisam mudar constantemente de acordo com a opinião dos jogadores, a postura da Sony, de permitir atualizações ilimitadas e rápidas, pode representar uma vantagem.
Fonte: Outerspace/Terra