Apesar de Ryse: Son of Rome do Xbox One não ter sido muito bem
recebido pela crítica, a verdade é que este novo título da Crytek
tornou-se um dos jogos que serviu para revelar ao mundo o
potencial tecnológico do novo console da Microsoft. E a própria Crytek
aproveitou para agradecer pelo fato de ser muito fácil trabalhar na
Xbox One.
Em entrevista com o site Develop, PJ Esteves, diretor de
design de Ryse, comentou que, "Uma das coisas mais importantes do Xbox
One é o seu poder de processamento. A quantidade de RAM que temos à
nossa disposição nos ajudou muito."
"Os NPCs no jogo apresentam uma
modelização, expressões faciais e a mesma fidelidade que os personagens
de uma sequência cinemática. Também fomos capazes de criar uma
inteligência artificial com um nível de detalhes como os personagens
controlados pelo jogador, e eles expressam muito mais emoções do que as
vistas em outros jogos," acrescentou.
PJ Esteves reconheceu que o
pontecial da Xbox One lhes permitiu criar uma inteligência artificial
que parece "suficientemente humana. Podemos ver a dor quando se esquarteja
um inimigo, ou ver a sua cara de surpresa. E isso no passado foi sempre
algo difícil de conseguir, mas o Xbox One nos permitiu dar mais emoção
ao jogo."
Esteves confirmou também que a passagem de Ryse do Xbox
360 para a Xbox One foi feita com grande facilidade, chegando ao ponto
de dizer que o original se adaptou ao novo console da Microsoft em uma
semana.