Apesar de prejuízos, Nintendo reluta sobre mudanças radicais !!

A Nintendo não deverá fazer mudanças radicais em sua gestão, como lançar jogos para dispositivos que não sejam os seus, apesar do fracasso nas vendas do videogame Wii U e da queda no valor de suas ações, afirmou o presidente-executivo da companhia, Satoru Iwata. 
 
http://www.deliafiesta.com/media/wysiwyg/Corp-Nintendo-Banner.jpg

Motivado pelo mal desempenho do Wii U, a Nintendo alertou que espera seu terceiro ano consecutivo de prejuízos após ter previsto inicialmente um lucro de 100 bilhões de ienes (US$ 960 milhões) para o ano fiscal que termina em março de 2014. Por conta do resultado ruim, a previsão de vendas do Wii U foi reduzida em 70%.

"É correto questionar se a Nintendo deve continuar a usar o mesmo modelo de venda de um videogame por 20 mil a 30 mil ienes e de jogos por vários milhares de ienes cada um. Por isso, se você perguntar se estamos pensando em uma nova estrutura de negócios, a resposta é 'sim'", disse Iwata a jornalistas em Osaka, no Japão, na sexta, dia 17.

No entanto, ele descartou a ideia de que o aumento de jogos em smartphones e tablets irá acelerar o declínio dos videogames. "A disseminação de dispositivos inteligentes não irá fazer com que os videogames deixem de vender. Não é algo tão simples. Se nós oferecermos algo que esteja alinhado com as mudanças ao nosso redor, acredito que as pessoas ainda precisarão de videogames", afirmou Iwata.

Ao contrário das rivais Microsoft e Sony, cujos videogames Xbox One e PlayStation 4, respectivamente, tiveram fortes vendas, a criadora de " Super Mario " tem resistido à pressão de começar a desenvolver jogos para outras empresas.

A Nintendo conta com a popularidade de suas franquias, como " Mario" e " The Legend of Zelda", para impulsionar as vendas de seus aparelhos. No entanto, alguns analistas dizem que a Nintendo está perdendo por não lançar uma versão de seus jogos para smartphones e tablets, que agora ultrapassam a marca de 1 bilhão de aparelhos em uso e são responsáveis por uma proporção cada vez maior de jogos.

Porém, não há sinais de que a Nintendo, que planeja revelar uma nova estratégia de gestão após liberar seus resultados trimestrais no dia 30 de janeiro, possa reavaliar seu posicionamento em relação a isso. "Acredito que a companhia precise ver mais fracassos antes de considerar algo mais radical", disse David Gibson, analista de pesquisa de games da Macquarie Securities, em Tóquio.

"É como um par de rodas presos na lama. Todos nós pensamos que eles estão afundando, mas eles não estão convencidos disso. Eles terão de mudar um pouco e pensar em uma nova estratégia".

Fonte: G1/Globo