Em um artigo, um programador num estúdio third-party fala sobre as dificuldades de trabalhar com a Nintendo na época antes do lançamento do Wii U e relata algumas situações bem interessantes.
Entre relatos de ambientes de desenvolvimento com várias
dificuldades, uma que se destaca é o total desconhecimento dos
executivos da Nintendo em relação a Xbox Live e a PlayStation Network para o Xbox 360 e PlayStation 3, as principais concorrentes do Nintendo Wii U na época do seu lançamento.
Entre críticas e relatos de situações embaraçosas, o programador conta como teve que explicar como funcionam os sistemas online das concorrentes à Nintendo. "Tivemos a oportunidade de falar com algumas das pessoas sênior na Nintendo, em uma conferência por telefone, pois estavam reunindo feedback nas nossas experiências de desenvolvimento e nas suas ferramentas. Esta conferência telefônica deu uma perspectiva interessante sobre a Nintendo e como ela parecia operar."
"Disseram-nos que as funcionalidades, e as atualizações ao Sistema Operacional para as suportar, iriam estar disponíveis antes do lançamento, mas apenas aí. Aparentemente haviam problemas com a preparação de uma grande infraestrutura de rede para rivalizar com a Sony e Microsoft que não haviam previsto."
"Era surpreendente ouvir isto, pois seria de pensar que eles tiveram muito tempo para trabalhar nestas funcionalidades pois tinham sido anunciadas há meses, portanto investigamos um pouco mais e perguntamos como certos cenários poderiam funcionar com os Mii e na rede, referindo a todo o tempo como o Live e a PSN conseguiam o mesmo. Em dada hora nesta conversa fomos informados que não valia a pena se referir a Live e a PSN, pois ninguém nas suas equipes de desenvolvimento usava estes sistemas (!) portanto seria possível providenciar explicações mais detalhadas. O meu único pensamento após esta chamada foi que estavam com problemas graves com o aspecto da rede pois era muito mais complicado do que anteciparam. Estavam tentando correr atrás dos rivais, mas sem os anos de experiência para o suportar."