Pete Dodd, um jornalista da industria, revelou algumas informações muito interessantes via Twitter. Depois de todos rumores sobre os novos exclusivos do XB1, Halo 2: Anniversary e Halo 5, Dodd disse que não vamos ver jogos rodando a 1080p e 60fps no console, pelo menos por enquanto.
Dodd primeiramente falou sobre a UI e disse que: " Eu conversei com vários desenvolvedores e eles disseram que a UI era uma bagunça. Eles fizeram um grande grande trabalho para melhorar isso. Um monte de unidades de debug estavam dando crashs antes do lançamento. Mas eles conseguiram consertar á tempo. Sistema lançado, UI estável."
Pete esclareceu que quando se trata de gráficos, a "nuvem" do XONE não vai ajudar na renderização pelo menos por 5 anos. A 1080p/60FPS pode não acontecer tão cedo, mas as ferramentas para os desenvolvedores vão melhorar. Quando foi questionado sobre se a liberação da GPU para o console iria ajudar no poder, ele disse que "Um pouco". A GPU é fraca. Foi a pior decisão ao fazer o Xbox One. Kinect é caro e por isso colocaram uma GPU barata".
Ele ainda disse que o problema não está na quantidade de RAM(um usuário tinha dito que o console da MS tem 12 GB DDR3 contra 8GB GDDR5 do PS4). Dodd disse que "O problema não é quantidade, é a velocidade". Tem muito espaço para guardar as texturas em 1080p, mas a velocidade simplesmente não é suficiente para liberá-las".