Iwata fala sobre o suporte da Nintendo a third-parties para o Wii U e 3DS !!

Sem sombra de dúvidas, um dos problemas que assolam os consoles da Nintendo é a falta de suporte a jogos third-parties no ocidente, que acabam sendo lançados em plataformas concorrentes. Iwata foi questionado sobre isso pelos investidores e aparentemente, a situação ainda é favorável a Nintendo, mas apenas no Japão.

http://www.technobuffalo.com/wp-content/uploads/2013/09/Wii-U-and-Nintendo-3DS.jpg

"Em termos de suporte a third-party, enquanto muitos apontam que a Nintendo têm sido tradicionalmente fraca, se você considerar o mercado japonês, é justo dizer que o videogame número 1 em que as publishers third-party estão focando é o Nintendo 3DS. Isto se dá porque o Nintendo 3DS tem uma presença gigante em hardware, tal qual como software para jogos dedicados, significando que seria ilógico não fazer negócios com o 3DS, e nós estamos cooperando com publishers third-party em uma série de formas para estabelecermos uma relação boa para ambos os lados".

"Por outro lado, se você considerar o mercado ocidental, onde os consoles de mesa são mais populares, muitas publishers não estão focadas nos dispositivos móveis. Neste ambiente, enquanto nós não estamos satisfeitos com as vendas totais ou com os resultados de final de ano, o fato do 3DS ter vendido 10 milhões de unidades tanto nos EUA quanto na Europa aparenta ser uma boa notícia para as publishers third-party, e nós temos recebido mais propostas de outras publishers. Porém, como muitas publishers são especializadas em desenvolver games para consoles de mesa, enquanto elas estiverem interessadas no Nintendo 3DS, elas continuarão investigando em qual plataforma desenvolver. Além disto, nós distribuímos, e até mesmo publicamos dependendo da circunstâncias, jogos que foram feitos por desenvolvedoras japonesas para o mercado ocidental, e você poderá ver mais exemplos disto neste e no próximo ano".

"Quanto ao Nintendo 3DS, como eu mencionei antes, sua venda global já ultrapassou 40 milhões de unidades. Quanto ao Wii U, opiniões significantes diferem sobre publishers third-party. Publishers que desenvolvem conteúdo que tem grande afinidade com a audiência que a Nintendo possui historicamente, como crianças e familiares, são apoios muito ativos para o Wii U, e seu entusiasmo para o Wii U pode ser até mesmo visto no fato de que eles ajudaram outras pessoas a atualizar seu Wii para o Wii U".

Fonte: Nparty