O desempenho dos jogos Xbox One será melhorado com a chegada do DX 12, segundo anunciou a Microsoft durante a apresentação desta nova tecnologia que ocorreu hoje. O DirectX 12 será mais leve e pronto para atuar em instruções de baixo nível, o
que garante um uso mais eficiente dos recursos do sistema. Com esta
novidade, a API equilibra a disputa com nova tecnologia da AMD, a Mantle, que traz como principal características esta capacidade.
O DX 12 funcionará em todas as plataformas da Microsoft - PC, Xbox e
smartphones/tablets - podendo melhor qualquer chip gráfico moderno. A
tecnologia foi desenhada para reduzir a utilização do CPU em cerca de
50% e distribuir a carga por todos os núcleos, uma diferença grande em comparação ao DX 11, que empurrava a maioria da carga para um só
núcleo.
Com a chegada do DX 12, os produtores terão um maior controle sobre
a memória gráfica. A eficiência de energia também será melhorada, uma
vantagem de maior interesse para as plataformas móveis devido às
limitações das baterias. A previsão da Microsoft é disponibilizar o DX 2012 no Natal de 2015, sendo que já haverão versões de testes disponíveis ainda este ano.