Durante uma palestra em São Francisco, Blake Jorgensen, director
financeiro da Electronic Arts, explicou que o esmagador sucesso de Grand
Theft Auto V fez com que todas as companhias perdessem dinheiro,
agravando a sua crise para a mudança geracional.
"Não acredito que alguém tenha antecipado esse nível de sucesso," disse Jorgensen. "É um produto fabuloso e teve um excelente desempenho. PensAcho que sugou dólares por completo ao mercado de software da velha geração," continuou.
"Esperamos que o mercado vá se complicar por causa das transições para a nova geração e acho que o mercado teve um desafio extra por causa do lançamento de GTA V. Como lembrete, a Rockstar Games mudou o lançamento da primavera para o outono, mudando as nossas expectativas uma vez mais quando mudaram a data."
O que Jorgensen quis dizer foi que GTA V teve um sucesso tão estrondoso na PS3 e Xbox 360, que, supostamente, os jogadores gastaram o seu dinheiro no jogo da Rockstar em vez de em outros jogos como Battlefield 4, uma vez que GTA V vendeu 32 milhões de unidades, o que não é muito comum nesta indústria se tivermos em conta que o fez em muito pouco tempo.
Battlefield 3 vendeu quase 17 milhões de unidades, enquanto Battlefield 4, que saiu na mesma época de lançamento de GTA V, ficou pelos 9 milhões unidades de unidades vendidas. Talvez por isso a EA tenha decidido baixar as suas expectativas econômicas para o ano fiscal que termina este mês.