Durante uma recente conversa no Twitter, Hideo Kojima esclareceu aos seus seguidores sobre a sua decisão
de atribuir o nome de código Snake aos vários personagens que pautam a história da saga.
"A razão porque usei Snake como nome
de código em Metal Gear foi porque a cobra é o símbolo mais apropriado
para um ser vivo que esconde a sua presença e se movimenta sem fazer
barulho. A razão porque não usei nenhuma cobra específica, como anaconda
ou víbora, foi porque o protagonista é o jogador. A razão pela qual eu
usei SOLID foi para dar a sensação oposta de algo suave."
"Como para o final
de qualquer série, a aparição de um inimigo fortíssimo era obrigatório
em Metal Gear Solid. É o Snake que pode superar o Snake. Por isso eu
introduzi um 'clone'. A batalha entre SOLID E LIQUID. Isso foi Metal
Gear Solid."
Hideo Kojima fez questão também de explicar a
ausência de um "Gas" Snake, afirmando que "À medida que desenvolvi a
sequência, um terceiro Snake era necessário. Como Solid e Liquid expressam
um estado físico natural, obviamente o próximo seria 'Gas', mas Gas
Snake seria como um humano feito de gás e isso não é um nome simpático.
Por isso, usei os termos físicos solidus/liquidus. SOLIDUS não é um
verdadeiro estado físico, mas indica a fronteira entre sólido e
líquido."