Metal Gear Solid V: Ground Zeroes - Gosto de quero mais com faltou algo (ou alguém)

E ele chegou. Depois de muita espera, Metal Gear Solid V: Ground Zeroes finalmente foi lançado. E aí? Quem me acompanha sabe dos medos que eu tinha com esse jogo desde que ele foi anunciado e as mudanças não me agradaram. Eu estava certo? Errado? Bom, chega de enrolar e vamos descobrir:


Entendendo a História:

MGSV: Ground Zeroes continua a história exatamente de onde MGS Peace Walker parou. Então é recomedado a quem quiser entender a história da série que jogue Peace Walker antes de entrar nesse aqui. Ground Zeroes se passa em 1975, 5 anos após os incidentes de Peace Walker. A missão de Big Boss agora é resgatar Ricardo "Chico" Valenciano Libre e Paz Ortega a agente infiltrada da Cipher. Mas Luciano, quem são esses ? Ambos estiveram envolvidos com Snake durante os eventos de Peace Walker, por isso minha recomendação de jogar PW antes de GZ. Pois bem, durante esa missão, a Mother Base é atacada pela organização XOF, chefiada por Skull Face, que ainda nem temos pista de quem é ou de onde veio. Esses eventos continuarão em Phantom Pain.

http://www.laserlemming.com/wp-content/uploads/2013/11/mgsvgz_ss_game_001.jpg 

O Jogo

MGS: GZ  introduz muitas novidades. Um jogo mais livre, movinentação mais intuitiva, gráficos excelentes em TODAS as plataformas e um novo Big Boss, claro me referindo a voz. Big Boss agora nos chega com a voz de Kiefer Sutherland, o nosso eterno Jack Bauer. E como ele se saiu? Bom, serei o mais sincero possível: a dublagem de Kiefer é muito boa. Ele tem um timing muito bom para ação e soube trazer esse timing a GZ. Mas sinto muito Kiefer: VOCÊ NÃO É BIG BOSS E NUNCA SERÁ. A decisão de Kojima de substituir David Hayter como a voz de Snake/BigBoss em MGS se mostrou extremamente equivocada. E garanto a vocês: Fãs de MGS ao redor do mundo estão extremamente chateados com essa "falta de respeito de Kojima com os fãs da série". Eu joguei e não consegui sentir o personagem, como nos antigos jogos da série. Big Boss ficou descaracterizado e isso me chateou um pouco. 

http://media.edge-online.com/wp-content/uploads/edgeonline/2014/03/mgsTOP1.jpg

Um exemplo: A Bandana de Big Boss também sumiu. A bandana é e sempre foi a marca registrada de Big Boss/Solid Snake, mas cada um a usava por um motivo. O Motivo de Big Boss era a lembrança da sua mestra The Boss, que ele matou em MGS3: Snake Eater. Quem jogou Peace Walker vai me dizer: (SPOILER) "Mas Luciano, no final do Peace walker, o Big Boss se desfaz dela, simbolizando que ele estava deixando o passado dele com a Boss pra trás pra assim seguir seu futuro". Sim, isso deveria ser verdade: Mas quem terminou MGS4 sabe bem que ele NUNCA conseguiu fazer isso. Ele carregou essa culpa pelo resto da vida. No final do MGS4 ele chegou para o Snake e disse: "Talvez você não teria cometido os erros que cometi se estivesse no meu lugar". E ele morre exatamente em frente ao túmulo dela... Existe um a frase do Big Boss no final de MGS4 que define bem isso. Ele diz o seguinte: "Desde o dia que eu assassinei The Boss com as minhas próprias mãos, eu já estava morto". Ele nunca conseguiu aceitar, mas mesmo assim sobreviveu. Por isso achei errado ter tirado a bandana... (Mas isso é coisa de fã, então vamos seguir)

http://egmr.net/wp-content/gallery/12-march-2014-mgs-ground-zeroes-preview/metal-gear-solid-v-ground-zeroes-3.jpg

Mas tirando isso, MGS: GZ é um jogo que cumpre o que promete...ou melhor, quase tudo. A ambientação do Campo Omega, onde se passa essa missão é sensacional. as vezes somos descobertos pelos soldados pois paramos para nos encantar com o lugar. Tanto de dia como de noite, podemos perceber um capricho com o jogo para que ele ficasse bonito em qualquer plataforma escolhida. A movimentação do jogo merece elogios, pois tivemos novos movimentos adicionados a Big Boss como poder correr ou andar carregando reféns, um pulo para frente que pode nos salvar de sermos descobertos e o mais legal de todos: na hora em que se é descoberto, agora você tem alguns segundos para eliminar o alvo antes dele alertar os outros. Esse foi uma ótima sacada e diminui o fato de termos que ficar muito tempo escondidos na hora em que fizermos um besteira. Mas como eu disse, GZ não cumpre tudo por um simples fato... É CURTO. MUITO CURTO; Teve gente que terminou em 6 minutos. Isso mesmo, 6 MINUTOS. Mas claro, se você for vasculhando o cenário e querendo cumprir tudo no jogo o tempo aumenta muito. Creio que em umas 6 a 7 horas você finaliza o jogo inteiro, cumprindo a missões principal e as outras missões, que são liberadas depois de finalizar a missão principal.

Vale a pena comprar um jogo tão curto ?

Essa é a grande questão. Para os fãs de Metal Gear nem precisa ser feita essa pergunta. Claro que sim, é um MGS novo, continuando a história que muitos como eu, acompanham desde o início,  uns 25 anos mais ou menos. Mas essa pergunta só é feita no Brasil, por um simples motivo: R$ 90,00. Isso mesmo, esse é o preço do jogo aqui. Sabemos que não é culpa da Konami, mas mesmo assim é caro para um jogo onde você pode terminar  história principal em 6 minutos. Mas recomendo a todos: Não parem de jogar Ground Zeroes depois de terminar a história principal. As missões secundárias são muito boas e uma inclui um elemento surpresa muito legal. Se eu recomendo o jogo? SIM, com certeza. É um ótimo jogo e dou uma sugestão: Peguem digitalmente compartilhado com amigos. Assim não se assustarão com o preço e poderão se divertir com mais essa aventura de Big Boss e ficar ansiosos até a chegada de Phantom Pain.

Finalizando: Metal Gear Solid V Ground Zeroes é um jogo obrigatório para os fãs da série e com essas novidades até quem não é fã deve sim dar uma chance ao jogo, pois ele ira surpreender. De repente ele dá a essas pessoas aquele empurrão necessário para se jogar os outros jogos da série...

NOTA : 9/10