Tecnologias do futuro para games: o que nos espera?

Lembra de quando você era criança e imaginava que coisas fantásticas existiriam quando você ficasse adulto? Por exemplo, carro voador, robôs que fariam seus trabalhos escolares e jogos supertecnológicos com envolvimento total? Pois é, parece que isso ainda não aconteceu e está longe de se tornar realidade. Mas há uma luz no fim do túnel, uma luz que começa com os jogos eletrônicos, pois a tecnologia que vem sendo desenvolvida está prestes a realizar pelo menos um de seus sonhos, o de poder estar “dentro” do jogo.

http://i.gyazo.com/61f3710819e62ad582f9ad88b1b0f594.png

Quando falamos de tecnologia que está sendo desenvolvida nos referimos aos já famosos óculos de realidade virtual, como o tão aguardado Oculus Rift. O produto está sendo desenvolvido e é a grande aposta para o futuro com os óculos de realidade aumentada. A desenvolvedora Oculus VR foi adquirida pelo Facebook esse ano, fazendo com que a expectativa aumente com relação ao lançamento do óculos.


Além dos óculos de realidade virtual, há empresas pensando mais alto. Visando proporcionar ao jogador uma total imersão ao game, as empresas estão investindo em equipamentos que permita ao gamers se movimentarem enquanto joga, como se realmente estivesse dentro do jogo, por exemplo, uma esteira. Isso é claro, com o auxilio de um óculos de realidade virtual que permita ao jogador ter visão completa do game. A grande promessa até o momento é o Virtuix Omni, sistema com uma plataforma omnidirecional que, combinado aos óculos de realidade aumentada, levará os jogadores a outro nível de experiência com jogos. Os produtos ainda nem estão no mercado, mas nos bastidores já há disputas, concorrência e muitas especulações. Tanto o Oculus Rift quanto o Virtuix Omni já possuem seus concorrente, são empresas visando um mercado promissor e apostando em novas tecnologias.



E se além de poder ver, correr, pular, abaixar você também puder voar? Calma, isso não quer dizer que você será o superman, ainda não. Mas, você poderá se aventurar como se fosse um homem pássaro! Essa é a aposta de uma equipe da Universidade de Artes de Zurique, que desenvolveu um simulador de voo no qual o jogador estará dentro do corpo de um pássaro. Para voar, basta se deitar no equipamento, você deve estar equipado com o Oculus Rift e para começar sua aventura, assim como todo pássaro, é só começar a bater as asas. Sim, você precisará desse esforço. O dispositivo também conta com um ventilador posicionado na frente, para fazer com que a experiência fique mais real. Confira como funciona o Birdly, o equipamento do futuro.



Essas são algumas tecnologias do futuro, um futuro bem próximo que promete ser a nova forma de jogar videogame. Apesar de todo avanço tecnológico, parece que esses novos dispositivos são focados em jogos individuais. E você, o que acha dessas tecnologias que nos aguardam? Acha que dará certo? Deixe sua opinião em nossos comentários.

Com informações de Superinteressante.

*Por João Paulo Jovanaci

Agradecendo ao pessoal do site GamersInn, que a partir de agora trarão textos aqui exclusivos pra a galera da Sussuworld.