PES 2014 estava “meio feito”; PES 2015 será lançado “quando estiver totalmente pronto" !!

A Konami admitiu que PES 2014 ficou fragilizado pelo foco da produtora nas visuais em detrimento da jogabilidade. Contudo, a Konami aprendeu a sua lição e admitiu que está tentando reproduzir a mesma magia conseguida nos PES favoritos dos fãs, PES 5 e PES 6.

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“Há uma mudança óbvia naquilo que PES costumava ser em comparação ao que é agora na Europa.”, revelou Adam Bhatti, gestor da marca na Europa. “PES 5/PES 6 era o jogo de futebol que todos queriam jogar. Não estamos fortes na Europa no momento. Ainda estamos fortes na América do Sul e na Ásia. Por isso é que é importante para nós recuperar isso, e fui contratado pela PES Productions UK para fazer isso”.

“Em PES 14, tívemos um motor de jogo novo - a FOX Engine - que estávamos tentando incorporar e muita da jogabilidade única de PES ficou perdida, porque estávamos tentando criar um jogo com bons visuais.”, admitiu Bhatti. “Mas na realidade, PES ficou conhecido por seu jogo bonito, sem se preocupar com... a forma como nos movíamos, com a animação mais precisa. Os primeiros títulos PES registaram definitivamente certos pormenores, como a corrida dos jogadores, por exemplo, contudo era muito responsivo e isso permitia que jogássemos com instinto. Em PES 14, tínhamos que pensar dois segundos antes que fossem fazer algo porque a animação assim exigia e isso não é PES”.

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“Por isso, para nós PES 2015 é um retorno ao básico, um retorno ao motivo para se jogar PES acima de tudo. PES 5 e PES 6 nos marcou, principalmente porque foi uma era em que os fãs nos dizem “Isso foi quando vocês eram bons, isso foi quando vocês eram os melhores”. Agora não se pode simplesmente elevar a resolução de PES 5/PES 6 em um jogo e lançá-lo por £40/£50... Não podemos... e não acho que o devíamos fazer isso, temos de elevar o patamar mais um pouco. Contudo, a jogabilidade ainda mágica, é perfeita para mim. Tentamos recapturar isso e perceber porquê ela é tão especial.”

“O aspecto mais básico para mim em PES, quando jogo é : 1) que seja extremamente responsivo e 2) que o analógico esquerdo seja para driblar e o R2 para parar, aquela sensação que tinha que não precisava de um analógico para truques para vencer um jogador, era essencialmente reagir às jogadas que se  via”.

“O último pormenor era não marcar duas vezes da mesma maneira. Isso era importante para mim em PES. Chutem de onde quiserem, aproveitem a oportunidade, sintam “Hei, parece que tenho aqui uma chance”. Acho que com todos os jogos de futebol começavam a encontrar muitos locais fáceis de finalização. PES certamente teve os seus, PES 5 também, mas a atração do jogo não estava restrita a esses momentos. Podiam tentar e marcar um gol maravilhoso e dizer: “Meu Deus, viram isto?”. Estes são os momentos que estamos tentando atingir através da jogabilidade.”

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Adam Bhatti finalizou a entrevista admitindo que PES 2014 foi lançado "meio pronto" e agora, como têm mais tempo de desenvolvimento disponível, PES 2015 "será lançado quando estiver totalmente pronto", para que os mesmos erros do título anterior não sejam repetidos. PES 2015 será lançado para PlayStation 4 e Xbox One, PS3 e Xbox 360, no final deste ano.